Veículos da frota municipal de Balneário Camboriú começam a receber rastreadores

Equipamentos serão instalados em 250 veículos e máquinas utilizados por secretarias e órgãos municipais

Os veículos da frota municipal de Balneário Camboriú começaram a receber, nesta segunda-feira (18), dispositivos de rastreamento e monitoramento. Segundo a administração municipal, a instalação será feita em 250 veículos e máquinas utilizados por secretarias e órgãos públicos da cidade.

A instalação começou pelos veículos da Secretaria de Saúde e deve continuar nas próximas semanas. Até então, o controle da frota era realizado por meio de registros manuais de saídas e quilometragem.

De acordo com o município, o novo sistema permitirá acompanhar em tempo real informações como rotas, horários de utilização e locais de parada dos veículos. A gestão municipal afirma ainda que a medida pode ajudar na redução de custos com combustível e manutenção, além de ampliar o controle sobre o uso dos veículos públicos.

O contrato inclui monitoramento 24 horas, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, treinamento de usuários e uma plataforma digital voltada à gestão da frota. Cada veículo também receberá um módulo de identificação por radiofrequência (RFID), que permitirá identificar individualmente os condutores autorizados por meio de tags.

Segundo o secretário de Governo, Inovação e Orçamento, Gilson Bordin, a iniciativa busca ampliar o acompanhamento sobre a utilização da frota pública e melhorar a organização operacional dos veículos usados pelos serviços municipais.

O sistema de monitoramento já vinha sendo utilizado pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). Desde 2025, os veículos da autarquia operam com identificação individual de servidores autorizados.

Segundo a Emasa, o sistema permite acompanhar deslocamentos, locais de parada e tempo de permanência dos veículos durante o expediente. Os servidores também precisam informar previamente os destinos antes de cada saída.

A autarquia afirma que a medida busca reforçar o controle interno e aumentar a transparência na utilização dos veículos públicos.

Receba no WhatsApp as principais notícias de Balneário Camboriú Entre no grupo
Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://schoje.news/
Maurício Freitas é jornalista desde 1991 e editor-chefe do portal SC Hoje. Acumula mais de três décadas de experiência em veículos de comunicação de todo o Brasil.
- Advertisment -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -