Balneário Camboriú, SC – A Prefeitura de Balneário Camboriú e a Emasa iniciam, nesta segunda-feira (20), as obras da primeira etapa do Projeto Praia 100% Limpa, uma das principais iniciativas de saneamento da cidade. Os primeiros trabalhos ocorrem na Rua 3700, no trecho próximo à Marginal Leste, com a instalação do canteiro de obras e a preparação para as escavações, que devem começar na terça-feira (21).
Neste primeiro dia, não haverá interdição de vias. As equipes se concentrarão na sinalização da área, com a instalação de placas, e na comunicação com moradores e comerciantes locais através da distribuição de panfletos informativos. Também serão realizados os primeiros cortes no asfalto para a futura remoção de tubulações antigas.
Segundo a Emasa, as escavações com maquinário pesado, que exigirão alterações no trânsito, estão programadas para iniciar na terça-feira. As mudanças na mobilidade serão alinhadas com os órgãos de trânsito para minimizar os transtornos na região.
O projeto tem como objetivo principal corrigir interferências históricas entre as redes de drenagem pluvial e de esgoto, que afetam a balneabilidade da Praia Central. “Esta é uma obra essencial para o futuro da cidade. O Praia 100% Limpa […] vai garantir mais eficiência no sistema e uma praia cada vez mais limpa e segura”, afirmou Jefferson Andrade, diretor-presidente interino da Emasa.
Esta fase da obra, executada pela empresa HSENG Engenharia Ltda, tem um investimento de aproximadamente R$ 1 milhão. Ela contempla a implantação de linhas auxiliares de esgoto na Avenida Brasil, entre as Ruas 3700 e 2900. A Emasa informou que o cronograma dos trabalhos será divulgado em etapas para manter a comunidade atualizada.

