Balneário Camboriú testa sacos amarelos para coleta seletiva em dois bairros

A partir de sábado (20), a coleta seletiva de Balneário Camboriú entrará em fase de teste de um projeto piloto em dois bairros da cidade. A iniciativa consiste na utilização de sacos amarelos exclusivos para o descarte de materiais recicláveis no Bairro Jardim Parque Bandeirantes e parte do Bairro Nova Esperança. O objetivo é facilitar a separação em embalagens exclusivas e de fácil identificação, tornando a reciclagem mais eficiente.

Os sacos, com capacidade de 100 litros e fechamento por fitilho, estão sendo distribuídos gratuitamente às residências para o uso em oito coletas, correspondente ao período de teste. De acordo com a coordenadora do programa ReciclaBC, July Dequêch, a ação tem como objetivo avaliar a aceitação da população e preparar o caminho para a expansão do projeto. “Queremos entender como a comunidade vai aderir à novidade, se a separação será facilitada e como isso impacta na qualidade do material coletado. A ideia é, a partir dessa experiência, avaliar a adesão e possível ampliação do uso dos sacos amarelos para toda a cidade, futuramente”, explica.

Antes da implantação, prevista para ocorrer a partir de 20 de setembro, agentes do ReciclaBC estão visitando residências e empresas dos dois bairros para sensibilizar os moradores sobre a mudança e reforçar a importância da separação correta dos resíduos. Além disso, a campanha conta com divulgação em redes sociais e outros canais de comunicação.

Dados da Ambiental mostram o aumento da coleta seletiva na cidade. Entre janeiro e agosto deste ano, a coleta seletiva registrou quase 3 mil toneladas de materiais. O mês de janeiro foi o mais expressivo, com 536 toneladas recolhidas. O aumento da coleta é reflexo das ações de sensibilização e da maior adesão dos moradores ao descarte correto.

“Com os sacos amarelos, a coleta seletiva ficará mais prática, porque o material reciclável será identificado de maneira mais rápida pelas equipes. Além disso, o uso do saco amarelo também pode servir como educação ambiental para separação correta de resíduos. É um cuidado simples, mas que faz toda a diferença no resultado final”, acrescenta July Dequêch.

A equipe do ReciclaBC permanece à disposição para dar assistência e tirar dúvidas da população por meio dos canais oficiais:

WhatsApp ReciclaBC: (47) 99647-9495
Telefone: 0800 000 2675
Site: www.ambiental.sc
Instagram: @ambientalcombc
E-mail: [email protected]

Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://schoje.news/editor-chefe/%20
Publicado Por: Maurício Freitas, jornalista e Editor-Chefe responsável pelo SC Hoje. Com mais de 30 anos de experiência na comunicação em diversas regiões do Brasil, dedica-se a levar informação de qualidade e relevância para Santa Catarina. [Conheça a trajetória completa de Maurício Freitas na página EDITOR CHEFE

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens quebradas
19.9 ° C
20 °
19.5 °
79 %
5.1kmh
75 %
sex
21 °
sáb
26 °
dom
21 °
seg
25 °
ter
19 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-
Receba notícias pelo WhatsApp