Professores iniciam capacitação em nova edição do projeto Defesa Civil na Escola

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE

Alunos de 15 escolas de Balneário Camboriú serão beneficiados com atividades educativas sobre eventos climáticos extremos

Uma nova edição do Programa Defesa Civil na Escola teve início na terça-feira (29), com a realização de uma Aula Magna sobre Educação, Adaptação e Justiça Climática. O projeto, promovido pelo governo catarinense, é voltado para alunos dos 6° e 7° anos de todos os Centros Educacionais Municipais (CEMs) de Balneário Camboriú.

Ao todo, 15 professores da rede municipal de ensino participam da formação, bem como seus supervisores escolares e membros da equipe da Secretaria de Educação (Seduc), que irão acompanhar e dar suporte durante a realização do programa.

A formação tem carga horária de 80 horas, sendo realizada de forma online. Os profissionais serão capacitados a trabalhar com alunos sobre temas relacionados à prevenção de riscos, redução de desastres e preparação para eventos climáticos extremos.

Nas edições anteriores, o programa atendia apenas os 6° anos de cinco unidades escolares da cidade. A partir de 2025, a Seduc fez a adesão de todos os 15 CEMs, com a inclusão dos 7° anos também.

“A promoção de projetos como o Defesa Civil na Escola é importante para fomentar a consciência em nossos alunos sobre esse tema tão atual. Muito além da informação, a iniciativa os prepara para momentos de situações adversas relacionadas aos fenômenos climáticos”, destaca a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso.

Os estudantes farão atividades educativas distribuídas em uma apostila. Já os professores contarão com um caderno-guia, para aplicar o conteúdo conforme orienta o projeto.

De acordo com a Seduc, com o conhecimento adquirido, os alunos poderão compartilhar essas informações com familiares e toda a comunidade, gerando prevenção e responsabilidade social em relação aos eventos climáticos. No final do programa será realizada uma formatura para os alunos que participaram das atividades.

Sobre o programa

Criado pela Defesa Civil de Santa Catarina, o programa Defesa Civil na Escola promove ações nas unidades de ensino sobre eventos climáticos adversos. Por meio da iniciativa, a secretaria busca reduzir danos, com estudos básicos sobre gestão de riscos e desastres. Além disso, aborda temas como meio ambiente, cidadania e segurança global.

O programa une teoria e prática, gerando aprendizagem aos alunos, que passam a estar preparados para lidar com situações delicadas envolvendo os fenômenos climáticos.

____________________
Informações adicionais:

Secretaria de Educação
(47) 3267-7038

Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Fotos: Ana Cláudia Sguário/Arquivo PMBC
(47) 3267-7022

www.instagram.com/prefeituradebc

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://schoje.news/editor-chefe/%20
Publicado Por: Maurício Freitas, jornalista e Editor-Chefe responsável pelo SC Hoje. Com mais de 30 anos de experiência na comunicação em diversas regiões do Brasil, dedica-se a levar informação de qualidade e relevância para Santa Catarina. [Conheça a trajetória completa de Maurício Freitas na página EDITOR CHEFE

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
céu pouco nublado
25.3 ° C
25.6 °
23.9 °
83 %
5.1kmh
20 %
sáb
26 °
dom
25 °
seg
22 °
ter
21 °
qua
26 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-
Receba notícias pelo WhatsApp