A superintendência do INSS em Santa Catarina avalia terrenos municipais oferecidos pela Prefeitura de Balneário Camboriú para a nova sede do órgão federal. A proposta integra as tratativas para solucionar o impasse com o Posto de Saúde Central, na Rua 1500.
De acordo com a Procuradoria Jurídica do Município, a equipe do INSS já demonstrou interesse em um terreno. O próximo passo será avaliar projetos e custos de construção.
A negociação com o INSS ocorre porque o órgão federal é proprietário do terreno onde foi construído o Posto de Saúde Central, na década de 1980. A área, avaliada atualmente em R$ 19 milhões, foi requisitada pelo órgão na Justiça em uma ação movida em 2015.
Em 2022, o processo transitou em julgado, com decisão desfavorável ao município. Em dezembro de 2024, a Justiça deu prazo de 60 dias para o cumprimento da sentença, o que significa que o posto estava prestes a ser “despejado”.
Em fevereiro, a prefeita Juliana Pavan esteve com a presidência nacional do INSS em Brasília, e recebeu a garantia de que o posto de saúde permanecerá no local, na Rua 1500. Desde então, são feitas tratativas internas para apresentar uma compensação ao órgão federal.
____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261 6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Foto: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022

