Comissão de Saúde da ALESC aprova projeto sobre tratamento e internação de dependentes químicos

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) aprovou, nesta quarta-feira (12), o Projeto de Lei 85/2022, que institui o “Programa Estadual Saúde Mental e sem Dependência Química”.

A proposta, de autoria do deputado Ivan Naatz (PL), visa regulamentar a internação terapêutica de pessoas com transtornos mentais e/ou dependência química, assegurando direitos como acesso ao sistema estadual de saúde, tratamento em ambiente terapêutico, garantia de sigilo de informações pessoais e assistência médica e psicológica a qualquer momento.

O projeto foi aprovado com uma emenda substitutiva global, apresentada pelo deputado Maurício Peixer (PL), que reformulou integralmente o texto original, e com uma subemenda modificativa proposta pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB).

Durante a apresentação de seu voto vista, Caropreso destacou que a emenda de Peixer alinhou as novas diretrizes para a atenção à saúde mental e ao tratamento de dependentes químicos às normativas federais, como a Lei nº 10.216/2001 (Lei da Reforma Psiquiátrica).

Com a aprovação na Comissão de Saúde, o projeto segue para análise das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça da ALESC. Se aprovado em todas as comissões, será encaminhado para votação em plenário.

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
céu pouco nublado
25 ° C
25 °
25 °
93 %
2.6kmh
20 %
dom
30 °
seg
28 °
ter
27 °
qua
25 °
qui
26 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-