A inovação e a criatividade tomaram conta da Escola Básica Municipal (EBM) Virgílio dos Reis Várzea, em Canasvieiras, durante a 4ª edição do TechDay na Escola, realizado nesta sexta-feira (29). Promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, o evento combinou educação, cultura e modernização em uma programação com 30 trabalhos apresentados. Além disso, houve a maratona tecnológica conhecida como Hackathon.
Com atividades que exploraram temáticas como robótica, realidade virtual, energias renováveis pensando em saúde ambiental, produção de livros digitais e meios de comunicação, o TechDay reforçou o papel das tecnologias como ferramenta transformadora. A iniciativa também promoveu a integração entre famílias, estudantes e professores, destacando a importância do aprendizado colaborativo e da criatividade.
O secretário Municipal de Educação, Eduardo Savaris Gutierres, reforçou a importância do incentivo às novas tecnologias, visando a construção de uma base educacional inovadora e sólida. “A quarta edição do Tech Day é um evento muito importante para a rede municipal de ensino, porque reunimos práticas pedagógicas inovadoras mediadas com o uso de tecnologia educacional. As nossas unidades educativas possuem professores de tecnologias educacionais que potencializam o uso da tecnologia para os nossos estudantes”, completou.
O Hackathon, realizado como parte do projeto “Floripa Mais TEC”, foi uma maratona que desafiou os jovens a resolverem situações-problemas utilizando soluções inovadoras e práticas. Em equipes, os participantes do curso LABTEC – uma parceria entre SENAI e Prefeitura Municipal de Florianópolis -, aplicaram conceitos de programação, eletrônica e design para desenvolver protótipos que surpreenderam os jurados e a plateia. A maratona foi uma oportunidade de fomentar o trabalho coletivo, o pensamento crítico e as habilidades tecnológicas desenvolvidas pelos jovens.
A Mostra Cultural da EBM Virgílio Várzea igualmente atraiu a atenção dos visitantes, apresentando trabalhos realizados ao longo do ano letivo por professores e estudantes. Entre os projetos expostos, destacaram-se animações em stop motion, iniciativas de hortas escolares tecnológicas e demonstrações de realidade virtual, que encantaram tanto os participantes quanto os visitantes do evento.
PATROCINADO