Estudantes de Camboriú vivenciam um dia no projeto Cidadão Mirim

Ao todo, 33 jovens do 1° ao 9° do ensino fundamental do município participaram do programa

Na terça-feira, dia 5, 33 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de Camboriú tiveram uma experiência única e enriquecedora no programa Cidadão Mirim, realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Câmara de Vereadores. A iniciativa proporciona aos estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de vivenciar o cotidiano do Executivo e Legislativo, acompanhando de perto o trabalho das autoridades locais.Os estudantes foram selecionados por meio de redações na primeira etapa e na segunda etapa foi realizado um sorteio, que definiu quem assumiria os cargos de prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários por um dia.

O dia foi marcado por muita interação, aprendizado e reflexão, proporcionando aos jovens uma compreensão mais aprofundada sobre o funcionamento das instituições públicas e a importância do engajamento político. Os estudantes acompanharam as autoridades municipais em suas funções e participaram ativamente da gestão local. Além de ser uma oportunidade de aprendizado prático, o programa também busca incentivar a participação cidadã desde a infância, promovendo a reflexão sobre os direitos e deveres do cidadão, o funcionamento das esferas de poder e a importância da política no cotidiano de todos.

O prefeito em exercício, Silvio Júnior Cardoso, presente durante a atividade, destacou a relevância de projetos como o Cidadão Mirim para o desenvolvimento de valores cívicos e democráticos. “Projetos como este nos deixam muito felizes, pois é uma oportunidade única de propiciarmos aos alunos a vivência do cotidiano da vida pública. Mas, principalmente, sabemos que com essa experiência estamos contribuindo para a reflexão sobre valores e atitudes fundamentais à construção de um mundo melhor”, afirmou o prefeito.

A programação foi concluída no Legislativo, onde os alunos assumiram os postos de vereadores mirins e conduziram uma sessão ordinária. O evento foi o ponto alto do dia, marcando o encerramento com a entrega do certificado da edição 2024 do programa, que teve grande adesão e engajamento dos alunos participantes.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE

Fonte: Prefeitura de Camboriú – SC

Maurício Freitas
Maurício Freitashttps://schoje.news/editor-chefe/%20
Publicado Por: Maurício Freitas, jornalista e Editor-Chefe responsável pelo SC Hoje. Com mais de 30 anos de experiência na comunicação em diversas regiões do Brasil, dedica-se a levar informação de qualidade e relevância para Santa Catarina. [Conheça a trajetória completa de Maurício Freitas na página EDITOR CHEFE

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens dispersas
26.5 ° C
26.7 °
25.6 °
74 %
8.8kmh
40 %
sex
27 °
sáb
26 °
dom
28 °
seg
27 °
ter
23 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-
Receba notícias pelo WhatsApp