Fotos: divulgação/SES
O Núcleo de Educação em Urgência (NEU) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou neste sábado, 19, o “Dia Mundial da Reanimação Cardiopulmonar, Venha Aprender a Salvar Uma Vida”, no Parque Ramiro Ruediger, em Blumenau.
O evento, aberto ao público, pretendeu aumentar a conscientização sobre a importância da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e ensinar habilidades de primeiros socorros por meio de oficinas práticas, que ocorreram das 10h às 14h.
As oficinas abordaram o desengasgo adulto e pediátrico e a RCP adulto e pediátrico, técnica simples de compressões torácicas, que pode ser realizada por qualquer pessoa, mesmo sem equipamentos especiais.
“É uma oportunidade para que as pessoas aprendam os procedimentos corretos e saibam como agir na hora de fazer a reanimação cardiorrespiratória. Além disso, a disseminação de informações ajuda a aumentar o conhecimento e a habilidade em realizar a RCP de maneira eficaz”, ressalta Juliana Guaresi, coordenadora do NEU.
A Parada Cardíaca Súbita (PCS) é a principal causa de morte no mundo. A grande maioria das paradas cardíacas acontecem em casa e quase 40% delas são testemunhadas por pessoas que estão em volta. Neste caso o tempo é crucial, cada minuto que passa sem intervenção diminui as chances de sobrevivência em cerca de 10%. Por isso, o uso de técnicas de reanimação cardiopulmonar (RCP) podem aumentar significativamente os bons resultados para o paciente.
Fonte: Governo SC