Foto: Helena Marquardt /SAS
O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, reuniu nesta terça-feira, 8, em Xanxerê, técnicos, contadores e gestores da Assistência Social de 58 municípios das regiões Oeste e Extremo Oeste para mais uma edição do projeto SAS Mais perto de você.
O projeto trata especialmente sobre o Financiamento do Sistema Único De Assistência Social (Suas) e capacita os profissionais de como utilizar os recursos de forma assertiva. Em cada edição a SAS leva um diagnóstico completo de cada município inclusive os saldos nas contas da Assistência Social.
A diretora de Assistência Social da SAS, Gabriella Dornelles, destaca que a proximidade com os municípios é fundamental. “Precisamos conhecer a realidade de nosso território para poder desenvolver políticas de estado que atendam às necessidades de cada município e isso passa muito pela capacitação sobre a utilização dos recursos que impacta diretamente na execução dos serviços socioassistenciais”, disse.
Ela comenta ainda que há municípios extremamente saudáveis financeiramente, mas outros ainda tem dificuldade na utilização dos recursos. “Precisamos mudar essa realidade e por isso estamos justamente com este projeto de capacitação para os municípios”, completa.
A secretária de Assistência Social de Xanxerê, Aline Dal Zot Rauber, destaca que as capacitações são fundamentais para que os municípios possam aprimorar o atendimento na Assistência Social. “ Ficamos felizes com a vinda do Estado até nossa região porque o evento foi sempre muito proveitoso, os municípios puderam esclarecer dúvidas de maneira muito participativa. Que tenham mais oportunidades como essa”, disse.
A secretária de Assistência Social de Saudades, Glaci Freitag, afirma que são de suma importância os dados que foram apresentados em relação ao cofinanciamento. “A forma como nós municípios devemos gastar, a forma correta, então desde já queremos agradecer a presença do Estado na nossa região”.
Além do diagnóstico financeiro, o SAS Mais Perto de Você apresenta muitos outros dados da região visitada como população, números do Cadastro Único, população indígena e quilombola, índices de violência contra a mulher, composição das equipes e outras informações importantes para embasar o trabalho nos equipamentos de Assistência Social.
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação) –
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (48) 3664-0916
e-mail: [email protected]
Fonte: Governo SC