FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL
A Fundação Educacional Barriga Verde (Fubave) completou 50 anos nesta segunda-feira (23). Para marcar a data, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina promoveu uma sessão especial no Plenário Deputado Osni Régis. Mais de 120 pessoas, entre acadêmicos, colaboradores e professores da instituição vieram de Orleans, sede da Fubave, para prestigiar a solenidade.
A homenagem foi indicação do deputado Julio Garcia (PSD), que atualmente está licenciado. Ele foi representado pelo deputado Mario Motta (PSD). “Santa Catarina foi o primeiro estado a descentralizar a educação através de fundações educacionais ligadas a prefeituras e, portanto, conseguir levar o ensino superior para todas as regiões. A Febave é uma das mais antigas e estamos festejando hoje com muita honra”, salientou o deputado Mario Motta.
A Febave foi criada por iniciativa do Padre João Leonir Dall’Alba, com o apoio do então prefeito Francisco Zomer e do vice-prefeito Edgard Zomer. A fundação é mantenedora do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), do Colégio Unibave, do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), das Esculturas do Paredão e do Hospital Veterinário Unibave (HVU).
Atualmente estudam no complexo cerca de dois mil alunos do ensino médio ao infantil, além de universitários dos cursos de graduação e pós-graduação. O câmpus conta com mais de quinze mil metros quadrados de área construída, incluindo laboratórios, biblioteca, centro de documentação histórica, entre outras instalações.
O reitor da Unibave e presidente da Febave, Guilherme Valente de Souza, destacou a relevância da instituição para a comunidade. “Hoje, se não tivesse a Febave em Orleans, a nossa região seria totalmente diferente. É uma instituição comunitária que preza como missão a mudança pela educação, e mudando pela educação, você muda todos os índices sociais. Nós fomos chancelados agora com o recredenciamento institucional tirando a nota máxima do MEC e isso mostra que nós estamos no caminho correto da educação e na transformação da sociedade.”, disse o reitor.
Edina Furlan Rampineli, colaboradora da Febave e membro do conselho diretor, falou em nome dos homenageados. Ela destacou a contribuição pedagógica e cultural da Febave para o desenvolvimento da região de Orleans.
“Nós temos grandes parcerias com o nosso município, desde a educação infantil até o ensino médio. Temos o ensino superior com 16 cursos, um Hospital Veterinário que ajuda a promover a saúde pública da nossa região. Temos também um vasto material rico de cultura dentro da nossa instituição. Tudo isso trouxe um reconhecimento para a nossa instituição”, ressaltou.
Homenageados
- Fundação Educacional Barriga Verde (Febave);
- Guilherme Valente de Souza, presidente da Febave e reitor da Unibave;
- Padre João Leonir Dall’Alba, fundador e presidente da Febave de 1974 a 1981;
- Agenor Della Giustina, presidente da Febave de 1981 a 2003;
- Celso de Oliveira Souza, presidente da Febave de 2003 a 2012;
- Elcio Willemann, presidente da Febave de 2012 a 2020;
- Governo do Estado de Santa Catarina;
- Secretaria de Estado da Educação;
- Prefeitura Municipal de Orleans;
- Câmara de Vereadores do Município de Orleans;
- Associação Catarinense de Fundações Educacionais;
- Conselho Estadual de Educação;
- Museu ao Ar Livre Princesa Isabel;
- Hospital Veterinário Unibave;
- Colégio Unibave;
- Conselho Curador da Febave;
- Diretório Central dos Estudantes do Unibave;
- Luiz De Noni, vice-presidente da Febave e vice-reitor do Unibave;
- Leonardo De Paula Martins, pró-reitor acadêmico do Unibave;
- Dimas Ailton Rocha, pró-reitor de administração e inovação do Unibave;
- Edina Furlan Rampinelli, colaboradora com mais tempo de contribuição e membro do conselho diretor da Febave;
- Adelcio Machado dos Santos, presidente do Conselho Estadual de Educação de 2003 a 2010 (época de criação do Unibave);
- Ricardo Minatto Brandão, pela contribuição na construção do Hospital Veterinário do Unibave;
- Francisco Zomer, prefeito de Orleans de 1973 a 1976, época de criação da Febave (in memoriam);
- Adolar Carboni Librelato, prefeito de Orleans de 1997 a 2000, época de crianção do Unibave (in memoriam);
- José Carlos Librelato, presidente do Conselho Curador da Febave de 1994 a 1999 (in memoriam).
AGÊNCIA AL
Fonte: Agência ALESC