FOTO: Giovanni Kalabaide
O uso da Inteligência Artificial para a confecção de obras de arte chegou ao Parlamento Catarinense. Está em exposição na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, no hall da Assembleia Legislativa, a mostra “Corpus”. Nela, artes digitais, feitas a partir da IA, se misturam com pinturas elaboradas com técnicas tradicionais, como tinta a óleo e guache.
A artista plástica responsável pelas obras, Luize Maria, iniciou o conjunto de imagens durante a pandemia de Covid-19, período de isolamento social. Nessa exposição, a artista pretende estimular questionamentos sobre a relação entre humano e máquina, entre vida e morte, entre corpos e representações.
“Algumas das imagens foram geradas por um programa de Inteligência Artificial, em que a artista utilizou ‘prompts’, que são linhas de texto que levam o programa a selecionar uma série de dados para construir figuras de um nível de realismo fotográfico”, explica o curador da exposição, Julian Waste.
A exposição “Corpus” é formada por 16 obras. Dessas, dez são feitas a partir do uso de IA. A mostra ficará exposta até o dia 03 de outubro. A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
AGÊNCIA AL
Fonte: Agência ALESC