Polícia Científica de Santa Catarina participa do Congresso Nacional de Criminalística

Foto: Divulgação / PCI

Aproximadamente 35 servidores da Polícia Científica catarinense participaram do 27º Congresso Nacional de Criminalística (CNC), um dos eventos mais prestigiados da América Latina na área de perícia criminal. O congresso ocorreu de 10 a 13 de setembro, em São Luís, capital do Maranhão, com o tema central A Inovação e Integração das Ciências Forenses.

Continua após o anúncio

O congresso destacou-se pelo intercâmbio científico, oferecendo oportunidades para networking e debates voltados ao aprimoramento da segurança pública. O evento, que incluiu conferências, palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos, atraiu peritos oficiais de diversas áreas da perícia, além de profissionais da segurança pública, acadêmicos e estudantes, tanto do Brasil quanto do exterior.

A organização do evento foi realizada pela Associação Brasileira de Criminalística e pela Associação da Polícia Científica do Maranhão (Apotec-MA).

Continua após o anuncio

Durante o congresso, a perita-geral de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza, participou de uma reunião do Conselho Nacional de Dirigentes de Polícia Científica (CONDPC), onde teve a oportunidade de receber do secretário nacional de Segurança Pública, Promotor Mário Luiz Sarrubbo, uma cópia inédita do Caderno Temático de Referência – POPs da Perícia Criminal. Esta nova coleção foi coordenada pela DSUSP/SENASP/MJSP, com a colaboração de representantes do CONDPC, das associações de profissionais de perícia criminal, da própria Senasp e de especialistas na área.

“Para os peritos da Polícia Científica de Santa Catarina, o congresso foi uma excelente oportunidade para a troca de conhecimentos e para acompanhar as mais recentes inovações em perícia criminal e medicina legal. Vários dos nossos peritos foram palestrantes e apresentaram trabalhos, muitos deles premiados, neste importante evento. Também contamos com representantes nos encontros do Brasil+, Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos, Sistema Nacional de Análise Balística e Centrais de Custódia”, destaca Andressa Boer Fronza.

Continua após o anúncio

A Polícia Científica de Santa Catarina participou ativamente do congresso com a apresentação de quatro trabalhos: perita criminal Aline Teixeira apresentou sobre viés cognitivo na tomada de decisão pericial, perito criminal Fernando Lonzetti discutiu o uso de sistemas de reconhecimento facial como meio de prova, a perita criminal Kelly Lobato abordou o exame sexológico e a aplicação de novas tecnologias na identificação de agressores sexuais, e o perito criminal aposentado Walmir D. Gomes Jr., juntamente com o perito criminal Valdecir Figueiredo, completou o quadro de apresentações. Houve ainda a premiação de quatro apresentações orais: Perito Iury Lopes (2º lugar na trilha de fonética), perito Igor Shoiti Shiraishi (2º lugar na trilha de perícias ambientais), agente Beatriz Pavei (3º lugar na trilha de feminicídio e vulneráveis) e perito Victor Botteon (2º lugar na trilha genética/DNA).

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

PATROCINADO
Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nuvens dispersas
24.1 ° C
25.1 °
23 °
74 %
2.6kmh
40 %
ter
24 °
qua
20 °
qui
19 °
sex
21 °
sáb
25 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-