Plenário Deputado Osni Régis, dia 24 de março de 2020. O deputado Julio Garcia (PSD), então presidente da Alesc, preside a segunda sessão virtual do Parlamento catarinense. Santa Catarina e o Brasil começavam a viver os efeitos das medidas restritivas impostas pela pandemia da Covid-19. No plenário, poucos servidores acompanhavam o parlamentar.
Quatro dias antes, no dia 20 de março, a Assembleia havia realizado a primeira sessão exclusivamente virtual de sua história, apenas três dias após ato do Executivo decretar lockdown em todo o estado. Em vídeo aos parlamentares, Julio Garcia anunciou a criação do sistema virtual de votações e ressaltou a importância da atuação do Poder Legislativo para que os catarinenses tenham melhores condições de superar mais este desafio.
Inicialmente, as sessões virtuais foram instituídas apenas para a votação de projetos com medidas de enfrentamento à pandemia. De suas residências, por celular, computador ou tablet, os deputados se manifestavam sobre as matérias e sobre o difícil momento que o mundo atravessava.
Como as restrições permaneceram por meses, as sessões remotas foram mantidas, sendo estendidas para as comissões permanentes, audiências públicas e outras atividades legislativas. Em 2020 e 2021, enquanto perdurou o decreto de estado de emergência em função da Covid-19, boa parte das discussões no Parlamento se deu de forma virtual ou híbrida.
190 anos
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina completou neste mês 190 anos. Para marcar a data, no decorrer de agosto a Agência AL publicou, sempre às quintas-feiras, imagens que marcaram os quase dois séculos de atuação do Parlamento estadual. Elas podem ser vistas nos links abaixo.
Fonte: Agência ALESC