Com a entrega oficial do Sistema de Esgotamento Sanitário neste mês de agosto, e um Projeto Socioambiental de orientação aos moradores em plena execução, a CASAN prossegue o diálogo e instruções para os moradores do município.
Os consumidores beneficiados estão recebendo o aviso de autorização para ligação em suas faturas. Nesta primeira etapa, serão feitas 1.028 ligações, beneficiando cerca de cinco mil moradores, o que representa aproximadamente 15% do município. A expansão da rede já está sendo planejada pela CASAN.
Atualmente, a coleta de esgoto atende integralmente os bairros Centro, Castelo Branco e La Salle, além de parte dos bairros Primo Tacca, Bortolon e Dos Esportes. Confira na imagem a área total abrangida pela rede. As linhas em vermelho representam os locais que possuem autorização para realizar a ligação.
Atenção às orientações nas faturas
Um comunicado autorizando os moradores para a ligação dos imóveis na rede coletora de esgoto já foi enviado nas últimas faturas. A orientação é de que a conexão seja feita na Caixa de Inspeção instalada na frente ou nos fundos do terreno.
No site da CASAN, no link ligação de esgoto, há informações e um passo a passo sobre como fazer a ligação. Além disso, há profissionais habilitados pela CASAN em Xanxerê para realizar a ligação da forma correta. Encontre os contatos clicando aqui.
A Companhia também já enviou um novo comunicado sobre o faturamento e a cobrança de esgoto. Com um novo cronograma para diversos municípios, e também para Xanxerê, o primeiro pagamento pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto deverá ser realizado no mês de outubro.
Assim como ocorre em todos os municípios atendidos pelo sistema CASAN, o valor da taxa de esgoto é equivalente ao consumo de água. Se o consumo de água for de R$50,00, por exemplo, o valor relativo aos serviços de esgoto também será de R$50,00. Dúvidas sobre a autorização ou o faturamento podem ser esclarecidas junto à agência da CASAN de cada região.
Visitas de casa em casa
Com o objetivo de orientar os moradores sobre a coleta e o tratamento de esgoto e também sobre as ligações residenciais, técnicos contratados pela CASAN continuam realizando visitas domiciliares em Xanxerê. A ação faz parte de um projeto socioambiental e será desenvolvida pela assistente social Silvanira Alves Freitas, devidamente identificada.
A assistente social leva aos moradores informações sobre a instalação e melhorias feitas pela Companhia no sistema. Também pode esclarecer dúvidas sobre as ligações de esgoto, a cobrança pelos serviços de coleta e tratamento, a importância para a saúde pública e o desenvolvimento de Xanxerê, entre outras questões.
Neste mapa a linha vermelha representa áreas em que a rede coletora de esgoto está instalada e a conexão do esgoto domiciliar pode ser providenciada. Dúvidas devem ser esclarecidas na agência local.
Fonte: Governo SC