Atendendo a uma proposição da bancada do PP, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizou na noite desta quinta-feira (22) uma sessão especial para homenagear os 55 anos de criação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina (CRMV-SC).
Durante o evento, que reuniu lideranças políticas, empresários, representantes de órgãos públicos e de associações de classe, também foram destacadas as entidades e pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do conselho.
Na abertura, o deputado José Milton Scheffer (PP) falou da importância do trabalho realizado por médicos veterinários e zootecnistas para o desenvolvimento do agronegócio no estado.
“Estes profissionais têm feito um trabalho espetacular em Santa Catarina, não só na parte animal, mas também no cuidado com o meio ambiente. Tudo regrado e acompanhado pelo conselho. É por eles que hoje temos certificados de sanidade animal que nos permitem vender produtos para o Brasil e também para o mundo inteiro. Então, nada mais justo que a Assembleia Legislativa prestar uma homenagem ao conselho e também às categorias dos médicos veterinários e zootecnistas.”
Em sua fala, o presidente do CRMV-SC, Moacir Tonet, destacou que a entidade, criada no ano de 1969, atualmente conta com 10 mil médicos veterinários e 300 zootecnistas, e que a tendência é que estes números aumentem, não só pela expansão do agronegócio no estado, mas também dos estabelecimentos voltados ao cuidado de animais de estimação. De acordo com Tonet, o estado conta hoje com 31 faculdades de medicina veterinária.
“Hoje nós temos mais cachorros e gatos do que crianças nos lares catarinenses. E são pets que são muito humanizados, tratados como filhos pelas pessoas. Isso faz com que a classe do médico veterinário tenha um compromisso bem maior em sua atuação, não só com os animais, mas também com os tutores dos mesmos.”
Falando em nome dos homenageados, a presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ana Elisa Fernandes de Souza Almeida, destacou a importância dos conselhos regionais para a fiscalização do exercício dos profissionais do setor e a garantia da qualidade dos produtos e serviços vinculados a ele.
Sobre os médicos veterinários e zootecnistas, a dirigente afirmou que os profissionais estão diretamente ligados ao sucesso alcançado pelo Brasil em meio ao agronegócio mundial.
“Eles são atores importantíssimos, que garantem não só a saúde dos rebanhos, como também o mercado, trazendo divisas para o país. Então, se hoje somos um país livre de febre aftosa sem vacinação, isso foi graças ao trabalho dedicado dos médicos veterinários e também dos zootecnistas, na parte de melhoramento genético. Isso é muito importante e nos honra muito.”
Homenageados
- Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Santa Catarina (CRMV-SC);
- Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV);
- Superintendência Federal de Agricultura (SFA-SC);
- Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (SAR-SC);
- Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc);
- Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe);
- Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam);
- Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa);
- Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados no Estado de Santa Catarina (Sindicarne);
- Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet);
- Adilton Antonin, primeiro zootecnista registrado em Santa Catarina;
- Aguinaldo Scheffer, médico veterinário com registro ativo mais antigo no CRMV-SC;
- Eliana Renuncio, médica veterinária, e liderança feminina no setor da agroindústria;
- Jalusa Deon Kich, médica veterinária e pesquisadora na Embrapa Suínos e Aves;
- José Zeferino Pedrozo, presidente do sistema Faesc/Senar-SC e do Conselho Deliberativo do Sebrae Nacional;
- Juarez de Campos Freire, médico-veterinário atuante na erradicação da febre aftosa;
- Maria do Horto Nagano, uma das primeiras médicas-veterinárias com registro no CRMV-SC;
- Marília Terezinha Sangoi Padilha, primeira mulher zootecnista registrada em Santa Catarina;
- Mônica Badin, profissional com mais tempo de atuação no CRMV-SC;
- Paulo Roberto Costa Leite Garcia, médico veterinário e presidente da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária no período de 1992 a 2013;
- Ricardo de Souza Carvalho, médico veterinário e prefeito do município de São Bonifácio no período de 2017 a 2020.
Agência AL
Fonte: Agência ALESC