Imagem do ano de 1970 do recém construído Palácio Barriga Verde, principal sede da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A foto mostra a parte de trás do prédio erguido no aterro da Baía Sul, perto do bairro Prainha, em Florianópolis.
Sua construção foi necessária depois do incêndio que destruiu a sede antiga, o Palácio do Congresso, em maio de 1956. Em 1957, um concurso nacional para a elaboração do projeto foi vencido pelos arquitetos Paulo Mendes da Rocha, Pedro Paulo de Melo Saraiva e Alfredo Paesani.
O terreno escolhido para receber a edificação tinha 14,7 mil metros quadrados. A Lei 643, de 19 de janeiro de 1961, assinada pelo então governador Ruy Hülse, autorizou o governo a adquirir da Prefeitura de Florianópolis os terrenos de Marinha que foram destinados à construção da Alesc, do Palácio da Justiça e do prédio onde hoje funciona uma creche.
As obras, iniciadas em 10 de junho de 1966, tiveram o engenheiro Olavo Fontana Arantes à frente. No total, a construção custou 4,35 milhões de cruzeiros (R$ 38,8 milhões, em valores atuais), verba inteiramente do Tesouro Estadual.
A inauguração foi em 14 de dezembro de 1970, na presença do então governador Ivo Silveira, um dos responsáveis diretos pela viabilização da obra. O nome Barriga Verde foi dado por meio de uma resolução da Mesa da Assembleia, de 4 de maio de 1972.
190 anos
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina completa neste mês 190 anos. Para marcar a data, no decorrer de agosto a Agência AL publicará, sempre às quintas-feiras, imagens que marcaram os quase dois séculos de atuação do Parlamento estadual.
Fonte: Agência ALESC