A solenidade marca o dia 11 de agosto, celebrando a data Magna do Estado, dia em que se comemora a criação da capitania de Santa Catarina – Fotos: Paulo Henrique Santana /PMSC
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram na segunda-feira, 12, na Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis, a promoção à graduação e ao posto subsequente de praças e oficiais. A solenidade marca o dia 11 de agosto, celebrando a data Magna do Estado, dia em que se comemora a criação da capitania de Santa Catarina.
Na carreira de praças da Polícia Militar foram promovidos 95 policiais e na carreira de oficiais, ao todo, foram 48, sendo que três destes alcançam o posto de coronel, último degrau na carreira de oficiais, sendo eles o tenente-coronel Ricardo Ribeiro, o tenente-coronel Helon Martins Ferreira e o tenente-coronel Fred Hilton Gonçalves da Silva.
Já no CBMSC, na carreira de praças, foram promovidos nove bombeiros e na de oficiais, foram 24. Houve ainda a ascensão, por critério de merecimento, de oito oficiais a tenente-coronel, oito a major e oito a capitão.
Dois policiais militares foram promovidos por ato de bravura. O cabo Kleyton Jeony Brogliato Schenkel foi promovido ao posto subsequente por ter agido em Florianópolis, em setembro de 2023, no período regular de sua folga, na prisão de suspeitos de um roubo de automóvel.
O segundo é o cabo Mário César Venera, que em dezembro de 2023, quando em licença na cidade de Paulo Lopes, ao se deparar com uma residência em chamas, adentrou na casa e salvou um idoso que se encontrava desacordado.
Estiveram presentes no evento o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, o secretário designado de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP), coronel da reserva remunerada Flávio Rogério Pereira Graff, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Fabiano Bastos das Neves, o subcomandante do CBMSC, coronel Jefferson de Souza, o secretário executivo da Casa Militar, coronel José Eduardo Vieira, o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, coronel Fabiano de Souza, entre outras autoridades civis e militares.
“Estamos trabalhando para que as nossas corporações, tanto da PMSC quanto do CBMSC, estejam bem preparadas e bem atendidas em todos os níveis, para que continuemos trabalhando para manter Santa Catarina como o estado mais seguro do pais”, afirmou o secretário Flavio Graff.
O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves, ressaltou a importância da integração entre as instituições militares. “O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar caminham juntos sob a ordem do governador Jorginho Mello de governar para o bem das pessoas”, acrescentou.
Em sua fala, o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, enfatizou a importância da ascensão na carreira militar, destacando: “é motivo de orgulho ao militar promovido poder celebrar um dia como hoje de singular importância para a vida profissional”.
Fonte: Governo SC