Para que o tratamento de esgoto consiga alcançar áreas mais distantes, é necessário construir as chamadas Estações Elevatórias de Efluentes (EEE), que bombeiam o esgoto presente nas redes coletoras. Em Balneário Piçarras, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) começou nesta semana a construção de uma nova EEE na região da Avenida José Temístocles de Macedo (Beira Mar).
A obra faz parte da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário do município e vai bombear os efluentes até a Estação de Tratamento de Esgoto no Bairro Santo Antônio. Essa é a segunda EEE da área de ampliação, que corresponde a Bacia 6. A primeira elevatória está em fase de implantação das bombas e sistema elétrico, formando a Bacia 5. Com relação às redes coletoras, a CASAN já concluiu o trabalho na Bacia 5 e está com 72% das tubulações assentadas na Bacia 6.
Com a obra, o trânsito da Avenida José Temístocles de Macedo (Beira Mar) seguirá parcialmente interrompido nos próximos 40 dias. O trecho impedido para o fluxo de veículos compreende entre a Rua 2.380 (por onde os veículos devem acessar para a Avenida Nereu Ramos) até à descida da Avenida Getúlio Vargas.
A região atendida pela ampliação está concentrada entre as Ruas 1.550 e 2.450 (sentido Norte), abrangendo a zona urbana das Avenidas José Temístocles de Macedo, Nereu Ramos e Emanoel Pinto, entre o mar e o Rio Piçarras. Ao término de toda obra de ampliação, 3.200 unidades serão atendidas com coleta e tratamento de esgoto em Balneário Piçarras, elevando para 37,7% a cobertura de saneamento na cidade.
A CASAN reforça aos moradores de imóveis na região de ampliação, que ainda não estão autorizados a executar as ligações. Conexões sem autorização da Companhia poderão gerar retorno do esgoto no imóvel ou extravasamentos nas ruas da cidade.
Visitas domiciliares
A CASAN retomou com o trabalho socioambiental junto a moradores da região contemplada pela ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Balneário Piçarras. Nesta nova etapa, a assistente social da Econsult, Monique Rodrigues, devidamente uniformizada e identificada, buscará contato com os proprietários dos imóveis não localizados na primeira visita.
A profissional vai conversar com as pessoas sobre as obras e os benefícios da coleta e tratamento de esgoto para a saúde coletiva e o desenvolvimento sustentável do município. E também vai entregar um material informativo sobre o trabalho que vem sendo desenvolvido para elevar o percentual de tratamento de esgoto na cidade para 37,7%.
Informações online
Para o recebimento semanal de informações sobre o andamento e as atividades que envolvem a obra em Balneário Piçarras, os consumidores poderão cadastrar o telefone em um formulário online e receber informativos. Para a adesão basta clicar no link e cadastrar o e-mail, nome e telefone. Link: https://forms.gle/4CAjGJL9zZbK3gmL9.
Fonte: Governo SC