Foto: Heloíse Guesser/Udesc
Santa Rosa do Sul recebeu nesta quarta-feira, 31, a cerimônia de abertura da Operação Caminho dos Cânions, do Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento aconteceu no Parque Municipal de Eventos, e contou com a presença dos rondonistas e representantes das cidades onde a iniciativa será realizada.
Na abertura foi feita a entrega de kits aos municípios e o público pôde conferir as apresestações musicais de estudantes de escolas do munícipio. A vice-reitora da Udesc, Clereilei Bier, o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Rodrigo Figueiredo Terezo, e o coordenador do NER, o coordenador de Extensão, Rafael Gué Martini, compuseram a mesa de autoridades, juntamente com representantes da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), da Associação dos Municípios do Extremo Sul (Amesc), da prefeitura de Santa Rosa do Sul e de membros docente e discente da Udesc.
A vice-reitora destacou a importância do Rondon e do trajeto percorrido até o momento, ao chegar na 21ª edição, além do caráter extensionista de compartilhamento de saberes. “Com mais de 200 munícipios já contemplados, chegamos ao Extremo Sul catarinense, onde agora iremos compartilhar nosso conhecimento acadêmico com essas comunidades e, além de troca de experiência e todo conhecimento entre universidade e comunidade, desejamos que todos os participantes também criem laços de afeto, experiências todas que levarão para suas próprias bagagens”, ressalta Bier.
“Estamos muito felizes em estar aqui e poder trazer o Rondon Udesc para a região”, afirma Martini, que destaca que a universidade deve estar para além de seus espaços. “Essa é a oportunidade de trazer o que fazemos no meio acadêmico para a comunidade e mostrar um pouco da Udesc, por meio do envolvimento de todos os nossos servidores e estudantes que atuam no projeto”, completa.
A operação segue até 10 de agosto em sete cidades catarinenses da região: Balneário Arroio do Silva, Ermo, Meleiro, Morro Grande, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e Sombrio. Cada localidade receberá cerca de 30 oficinas e vivências, que serão ministradas por uma equipe de mais 100 estudantes, professores e técnicos da Udesc.
As práticas foram planejadas em conjunto com os municípios e têm duração mínima de duas horas. “Neste período desenvolvemos ações em segmentos tais como saúde, trabalho, educação, comunicação, meio ambiente, tecnologia, entre outros. Promovemos a integração entre a universidade a comunidade em geral, com a participação de agentes públicos e produtores”, explica o pró-reitor de Extensão. Dentre os temas das oficinas estão formação de lideranças comunitárias, saúde da mulher, sustentabilidade, oratória e combate ao preconceito.
:: Confira a relação completa no site
Um dos diferenciais desta edição é a parceria com instituições do Brasil e exterior: Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc); Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); Universidad Diego Portales, do Chile; Universidad Nacional de Asunción e Universidad Santa Clara de Asís, do Paraguai. A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) também se uniram às universidades, colaborando nas negociações e planejamento.
O evento de encerramento da Operação Caminho dos Cânions será realizado em Praia Grande, no dia 10, às 10h.
Sobre o NER
Ao longo de 13 anos, o NER Udesc realizou 18 operações presenciais e outras duas online, com cerca de 14 mil atividades, envolvendo cerca de 3,5 mil extensionistas/ rondonistas e contemplando em torno de 450 mil pessoas em mais de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.
No site do Núcleo é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o Facebook, o Instagram e o YouTube.
Confira alguns registros fotográficos na galeria abaixo. Outras informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Extensão da Udesc pelo e-mail [email protected]
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 3664-7934
Fonte: Governo SC