O Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) deu início à Operação Caminho dos Cânions nesta quarta-feira, 31 de julho e a viagem vai até 10 de agosto, com iniciativas em sete cidades do Sul catarinense: Balneário Arroio do Silva, Ermo, Meleiro, Morro Grande, Praia Grande, Santa Rosa do Sul e Sombrio. Serão aproximadamente 30 ações em cada localidade, com oficinas e vivências que duram no mínimo duas horas cada.
As atividades foram planejadas em conjunto com os municípios e envolvem diversos segmentos, tais como meio ambiente, trabalho, saúde e direitos humanos e justiça. Dentre os temas das oficinas estão primeiros socorros, segurança no trabalho rural, produção de textos e educação inclusiva. Acesse a lista completa no site.
Segundo o coordenador do NER Udesc, Rafael Gué Martini, o projeto visa promover a integração entre a universidade e a comunidade, oferecendo serviços essenciais e educação para milhares de pessoas. “Esperamos um impacto positivo na formação cidadã dos estudantes e no desenvolvimento das comunidades atendidas”, complementa o coordenador.
Para o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Rodrigo Figueiredo Terezo, as atividades aproximam a Udesc da sociedade, com impactos positivos para todos. “Este modelo de ação extensionista visa uma quebra de paradigma entre o conhecimento científico e o saber popular, tendo como resultado a transformação dos estudantes quanto a sua relação com a comunidade, e, do outro lado, abre-se a possibilidade de qualquer pessoa que foi atendida pela operação Rondon possa vir a ser um futuro universitário”, salienta.
O evento de encerramento da Operação Caminho dos Cânions será realizado em Praia Grande, no dia 10, às 10h.
Trabalho colaborativo
Um dos diferenciais desta edição é a parceria com instituições do Brasil e exterior: Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc); Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); Universidad Diego Portales, do Chile; Universidad Nacional de Asunción e Universidad Santa Clara de Asís, do Paraguai. A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) também se uniram às universidades, colaborando nas negociações e planejamento.
Na Udesc, a operação conta com a participação direta de mais de 100 pessoas, sendo 91 estudantes e mais de 18 técnicos e professores. Entre os integrantes do grupo está Marcelo Piske, servidor da Udesc Balneário Camboriú que embarca para sua nona operação Rondon.
Com uma preparação de mais de oito meses para as atividades deste ano, o técnico universitário ressalta que a operação possibilita à Udesc compartilhar os projetos e conhecimento produzidos em cada centro. “O nosso estado é muito grande, e essa importância realmente de a gente sair dos nossos muros e ir a campo levar a universidade”, salienta.
Piske comenta ainda a relevância da integração entre estudantes, técnicos e professores de diferentes áreas, e destaca que as operações são oportunidades de aprendizado. “O nosso estado é um estado muito rico, com culturas diversas. A gente aprende tanto quanto ensina”, afirma. “Sou apaixonado pelo projeto e pretendo continuar por muitos e muitos anos participando”, completa o rondonista.
Sobre o NER Udesc
Em 13 anos de história, o NER Udesc fez 18 grandes operações presenciais e outras duas online, com cerca de 14 mil atividades, envolvendo cerca de 3,5 mil extensionistas/ rondonistas e contemplando em torno de 450 mil pessoas em mais de 200 municípios de Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal e da Argentina.
No site do NER é possível ver o histórico, vídeos, imagens, depoimentos, estatísticas e outras informações. Acesse também o Facebook, o Instagram e o YouTube.
Outras informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Extensão da Udesc pelo telefone (48) 3664-8137 ou e-mail [email protected]
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: [email protected]
Telefone: (48) 3664-7934
Fonte: Governo SC