Fotos: Divulgação / IMA
A noite de quarta-feira, 17, data alusiva ao Dia Mundial de Proteção às Florestas, foi marcada por um evento muito especial para o Meio Ambiente: a entrega do selo Parceiro de Unidade de Conservação Estadual, para empresas apoiadoras do Programa de Parcerias com a Iniciativa Privada do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA). A cerimônia ocorreu na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC), uma das instituições apoiadoras do projeto, onde também foi lançada a 3ª edição do livro Mamíferos do Entorno da Reserva Biológica Estadual do Aguaí.
O livro é resultado de um projeto de pesquisa da Unesc, por meio do Laboratório de Ecologia e Biodiversidade Animal (Leban), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). As pesquisas ocorreram em área particular, que faz parte da zona de amortecimento da Reserva Biológica Estadual do Aguaí: criada em 1º de julho de 1983 para proteger a biodiversidade da região. A reserva abrange os municípios de Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso, englobando uma vasta área nos contrafortes da Serra Geral. Ao todo, foram registradas 34 espécies de mamíferos, incluindo o topo de cadeia, o Leão Baio.
Quase mil exemplares impressos foram doados ao IMA, pelas empresas parceiras por meio do programa e serão usados em atividades de educação ambiental nas escolas da região. Na primeira e segunda edições da obra foram distribuídos já 1,45 mil exemplares nas cidades no entorno da reserva.
Representando a presidente do IMA, Sheila Meirelles, o gerente de Áreas Naturais Protegidas, Filipe Lemser, destacou que o Instituto tem como missão promover a conservação e a recuperação ambiental e o livro é um aliado valioso deste trabalho.
“Através do livro conseguimos alcançar e educar um público diverso, plantando sementes de conhecimento e respeito pela natureza. Só temos a agradecer a todos os envolvidos no projeto desejando que a obra inspire muitos outros trabalhos dedicados à educação ambiental e à preservação da biodiversidade que possuímos no estado”, enfatizou Filipe.
Já Paulo Cadallóra, coordenador de projetos do Instituto Alouatta, entidade responsável pela edição da obra destacou: “Os autores do livro se preocuparam em coletar essas informações e transformar em uma linguagem mais simples, que pudesse ser acessível para as crianças, para a população no entorno da reserva. O livro é todo ilustrado, com desenhos dos animais registrados nessa pesquisa. Essa preocupação também visa às crianças, que são nosso principal objetivo”, afirmou.
Fernando Carvalho, professor no curso de Ciências Biológicas da Unesc e coordenador do projeto, realizado pela universidade, ressaltou a importância da transmissão desse tipo de conteúdo. “Um passo importante da academia é levar o conhecimento que é produzido dentro dela (academia) para comunidade externa. Quando a gente tem empresas que acreditam e apoiam essa ideia, essa transmissão de conhecimento fica muito fácil. A gente só consegue conservar o que a gente conhece. Então, se as pessoas que estão no entorno da Reserva passam a conhecer quais animais, qual a fauna presente, elas vão conservar e vão ser parceiros também nesses projetos”, destacou.
A atual edição do livro, em especial, contou com o apoio da iniciativa privada para viabilizar esses exemplares. Assim como a ACIC e o Núcleo de Sustentabilidade e Compliance da entidade, foram parceiras as empresas: Grupo Forquilhinha, Cresol Treze de Maio, Triunfo Bombas a Vácuo, Funditrel e Vanelise Confecções.
“A ACIC é parceira desse projeto por reconhecer sua relevância no contexto da sustentabilidade. Desde 2019, a entidade é signatária do Movimento ODS SC, pois entendemos nosso papel em contribuir para um futuro mais sustentável e ações como essas colaboram com esse propósito”, enalteceu o presidente da entidade, Valcir José Zanette.
A diretora de Biodiversidade e Florestas do IMA, Sabrina Nunes Cataneo Maestri, também considera a publicação uma importante ferramenta para a educação ambiental. “O livro não é só uma coleção de informações científicas, mas também um convite para que as pessoas, especialmente as crianças, se conectem com a natureza e aprendam a valorizar e proteger o nosso patrimônio natural”.
Sobre o Programa
O Programa de Parcerias com a Iniciativa Privada foi lançado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio do IMA, com a finalidade de ampliar e formalizar o apoio para a manutenção, preservação e aprimoramento das Unidades de Conservação Estaduais e dos recursos naturais do estado.
Todas as informações sobre o programa estão disponíveis para consulta no site do IMA, neste link.
Outras informações e encaminhamento de propostas de participação podem ser encaminhadas via e-mail: [email protected]
Fonte: Governo SC