Imagens: Acervo CASAN
Em conjunto com as obras do sistema de esgotamento sanitário que vai atender as cidades de Ipira e Piratuba, a CASAN desenvolve um Projeto Socioambiental que demonstra para jovens os processos de distribuição da água e tratamento do esgoto.
Neste mês de julho, alunos da escola da comunidade de Lageado Mariano, do interior de Piratuba, e escoteiros do grupo Guardiões do Vale de Piratuba participaram das atividades.
Os estudantes e escoteiros conheceram processos de captação, tratamento e distribuição da água. Também receberam informações sobre cada uma das etapas que permite que o esgoto seja coletado nas casas e seja depurado para retornar à natureza sem comprometer os recursos naturais.
Com materiais audiovisuais, os jovens entenderam, de maneira divertida, a importância do cuidado com a água. “Menos de um por cento de toda a água disponível no planeta terra pode ser acessada pelo ser humano”, ensinou o engenheiro Everson Antunes, da empresa Econsult Group, que desenvolve o Projeto Socioambiental em Ipira e Piratuba a serviço da CASAN.
“Para tornar o aprendizado ainda mais envolvente, ao final da atividade foi realizado um quiz, jogo em que as turmas responderam e compartilharam informações sobre o que aprenderam”, complementa.
A professora Claudia Port Jung, que acompanhou a atividade, avalia como positivos os ensinamentos levados aos jovens. “A gente teve uma ação bem interessante aqui na escola, com informações sobre saneamento básico, ciclo da água e até o funcionamento da estação de tratamento de esgoto que vai ter na cidade de Piratuba. São esclarecimentos importantes que fazem com que nossos alunos compreendam a importância e a necessidade de preservar a água”, destaca a educadora.
A chefe de escoteiro, Iane Caroline, também aprovou a parceria. “Ações que envolvem o desenvolvimento do município são muito importantes para fortalecer as atividades dos escoteiros. O envolvimento com a escola e a comunidade faz com que possamos cumprir um dos objetivos do movimento, que é proporcionar atividades em que as equipes ganhem autonomia, se tornem responsáveis e comprometidos”.
As ações com jovens de Ipira e Piratuba prosseguem a partir do Projeto Socioambiental da CASAN. O trabalho prevê também visitas aos moradores para levar informações sobre o Sistema de Esgotamento Sanitário, ação que em breve será iniciada.
Fonte: Governo SC