A certificação foi recebida pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A (Ciasc), em atuação conjunta com a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) – Fotos: Divulgação
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina S.A (Ciasc) atingiram, no final de junho, um feito inédito para Santa Catarina e para o Brasil. As instituições estaduais receberam o certificado ISO para repositório digital confiável (ISO 16363) reconhecido pela Primary Trustworthy Digital Repository Authorisation Body Ltd (PTAB) da Inglaterra.
A certificação garante que empresas e governos terão toda a segurança para digitalizar e guardar suas informações com garantia de segurança, de acordo com a legislação arquivística nacional, através de plataforma desenvolvida pelo Ciasc, que já está em uso em Santa Catarina.
A plataforma foi batizada de ETERNAL RDC-Arq e atua por meio de arquitetura em nuvem de governo operada pelo Ciasc, associadamente com a empresa OAIS Cloud EED (Empresa Estratégica de Defesa).
A PMSC figura como entidade de sucessão para a guarda das informações estratégicas, papel relevante para garantir a certificação ISO 16363, que visa a perenidade de dados e um plano para acesso a informações a qualquer tempo no futuro. Na eventualidade da sucessão, a PMSC, por meio de sua diretoria de tecnologia da informação, detém todas as capacidades de gestão tecnológica e governança do repositório para transmitir os dados para a comunidade de interesse das informações armazenadas.
O processo de digitalização de documentos com a ETERNAL RDC-Arq já vem sendo aplicado no sistema da administração pública de Santa Catarina, e a PMSC será a primeira polícia de todas as Américas a possuir seus dados preservados em repositório confiável com certificado ISO 16363.
A Plataforma ETERNAL RDC-Arq é única, e garante uma forma de armazenamento inovadora, sem precedentes no Brasil. “A participar como entidade de sucessão do repositório de dados e conhecimentos estratégicos de toda a sociedade catarinense, e brasileira, é uma grande missão que a instituição assume participando do projeto. Nossa equipe de tecnologia da informação trabalhou e trabalha diretamente com a equipe de doutores e técnicos da NASA que foram responsáveis pela certificação ISO 16363”, explica o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa.
Fonte: Governo SC