Udesc Faed oferecerá doutorado profissional em Ensino de História para docentes da educação básica

O Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), passará a oferecer o curso de Doutorado Profissional em Ensino de História – ProfHistória. O plano do curso de doutorado em rede nacional foi aprovado nesta quinta-feira, 4, por unanimidade, no Conselho Universitário (Consuni) da Udesc. O edital de seleção para o curso será lançado no segundo semestre, com aulas previstas para início do próximo ano.

O curso compõe o mesmo programa do Mestrado Profissional em Ensino de História, já oferecido pelo centro de ensino desde 2014, a partir da parceria com 39 instituições de ensino brasileiras, sob coordenação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tanto o mestrado como o doutorado são voltados exclusivamente a professores de História que atuam na Educação Básica em todo o país.

Continua após o anúncio

O doutorado já recomendado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2023 possui quatro linhas de pesquisa: Saberes históricos no espaço escolar; Linguagens e narrativas históricas: produção e difusão; Saberes históricos em diferentes espaços de memória; e Ensino de História e Políticas Públicas. Já as disciplinas são organizadas em  torno de três núcleos de estudos: Núcleo de Estudos Básicos (obrigatórias); Núcleo de Estudos Temáticos (seminários  interinstitucionais); e Núcleo de Estudos Orientados (orientação individual e coletiva). A duração total do curso é de quatro anos. Cada instituição associada oferecerá no mínimo três vagas por processo seletivo. 

Qualificação de professores de História da educação básica

Continua após o anuncio

Durante dez anos, o Mestrado em Ensino de História (ProfHistória) já formou 56 mestres na Udesc Faed e, em todo o país, mais de 1,5 mil dissertações foram defendidas. “Assim como o Mestrado em Ensino de História, o Doutorado certamente vai contribuir para qualificar ainda mais os professores da educação básica em Santa Catarina. A aprovação deste curso é uma conquista importante do Departamento de História da Faed e para o ensino superior no Estado, pois tem foco na formação de profissionais das redes de ensino, indicando o compromisso da universidade com a formação da educação básica e contribuindo decisivamente para a qualidade da educação pública”, avalia o diretor-geral da Udesc Faed, professor Celso Carminati.

Para a professora Luciana Rossato, atual coordenadora do Mestrado Profissional de História, com a aprovação do doutorado, professores de História que atuam na educação básica terão mais uma possibilidade de continuar sua formação. “Os aprendizados no curso vão impactar diretamente na qualidade do ensino que é ofertado para crianças e jovens. Esses professores se dedicam a continuar com a sua formação ao mesmo tempo em que estão em sala de aula nas escolas. Inclusive, muitos de nossos mestrandos fazem longas viagens para fazer o curso, já que trabalham em municípios do interior de SC”, relata Rossato.

Continua após o anúncio

Mais informações sobre o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) podem ser obtidas na página oficial do programa, que também passará a comunicar sobre as próximas etapas do curso de Doutorado.

Conheça mais sobre os programas de pós-graduação da Udesc Faed no canal do Youtube.

Assessoria de Comunicação da Udesc Faed
E-mail: [email protected]

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-