Parceria entre Polícia Militar e Secretaria Ciência, Tecnologia e Inovação estreia tecnologia via satélite em viatura

Fotos: Divulgação

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizaram nesta quinta-feira, 4, a instalação de uma antena satelital de baixa órbita (Starlink), em uma viatura do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM/Fron), sediado em São Miguel do Oeste. A instalação foi realizada em Florianópolis, na sede da Diretoria de Tecnologia e Informação e Comunicação da PMSC (DTIC).

Continua após o anúncio

Por causa de áreas de difíceis acesso às redes transmissoras de celular, a tecnologia ajudará a conexão dos policiais em operação em locais com pior cobertura de rede móvel. Para o secretário Marcelo Fett, “o Governo do Estado está investindo nas novas tecnologias para melhorar comunicação e o trabalho de suas secretarias e órgãos afins. A Polícia Militar é um exemplo muito positivo do uso da alta tecnologia. Acreditamos que esse tipo de tecnologia, de baixa órbita, possibilitará um ganho muito grande nessa comunicação mais efetiva”, completou.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Para o comando do 11º BPM/Fron, tenente-coronel Alciones Pulga, a tecnologia via satélite vai ajudar no trabalho operacional na região. “Na fronteira no Extremo-Oeste de Santa Catarina, ainda temos grandes extensões sem cobertura móvel”, afirmou. Objetivo do projeto é realizar um estudo técnico por meio da viatura da Polícia Militar destacada para o Programa Rede Rural. Assim sendo, a região elegida para o início do estudo foi o Oeste do estado. Via satélite, pretende-se levar a conectividade Wi-Fi para as regiões mais remotas, onde hoje não possui sinal de cobertura e sinal de telefonia móvel.

Continua após o anuncio
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

O uso da antena será o facilitador para conectar o celular da PMSC que está na viatura para receber as chamadas de emergência e também para auxiliar na localização dos eventos que são acionados.

A Tecnologia – A antena Starlink possibilita atividades que historicamente não eram possíveis com a Internet via satélite, como transmissão e videochamadas.

Continua após o anúncio

A atual tecnologia de internet via satélite tem latência de 600 milissegundos, que é o tempo que um bit ou pacote de dados leva para chegar de um computador a outro. Já a Starlink promete oferecer internet de longo alcance e rápida, com transferência de até 1GB por segundo e latência de 25 milissegundos.

A expectativa é que, até 2025, 40 milhões de usuários façam uso da banda larga com a nova tecnologia no mundo.

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nevoeiro
15.3 ° C
15.9 °
15 °
97 %
2.1kmh
100 %
qui
22 °
sex
21 °
sáb
22 °
dom
21 °
seg
17 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-