Serviço de Inspeção Municipal avalia segurança dos alimentos comercializados pelo Mercado Público

Durante o mês de junho de 2024, o Serviço de Inspeção Municipal de Florianópolis realizou coletas fiscais de amostras de alimentos nos estabelecimentos do Mercado Público que possuem registro no Serviço e que são inspecionados regularmente pela equipe de fiscais do SIM-Fpolis.

Foram coletadas amostras de peixes, miúdos de peixe, camarão, carne de siri e berbigão nas peixarias, além de de carnes bovina e de frango nos açougues, com o objetivo de avaliar a qualidade e a segurança dos produtos de origem animal comercializados pelo Mercado Público.

Continua após o anúncio

As amostras foram encaminhadas ao Labcal/UFSC, que é o laboratório de referência do SIM-Fpolis, acreditado pelo Inmetro e auditado pelo Ministério da Agricultura, para a realização de análises laboratoriais microbiológicas e físico-químicas de água e alimentos.

Além das inspeções e fiscalizações para avaliar as condições higiênico-sanitárias, estruturais e de autocontrole das empresas certificadas, o programa de coleta de amostras fiscais integra o rol de atividades desempenhadas pela equipe de médicos-veterinários oficiais do SIM-Fpolis para a proteção da saúde pública.

Continua após o anuncio

Recentemente, o SIM-Fpolis contratou uma auxiliar de inspeção que faz visitas semanais nos estabelecimentos inspecionados do mercado público, acompanhada ou não dos fiscais, com os seguintes objetivos: monitorar as temperaturas dos equipamentos geradores de frio; observar as boas práticas de fabricação; verificar a rastreabilidade do pescado; orientar os estabelecimentos em caso de dúvida; relatar aos fiscais alguma inconformidade observada, dentre outros propósitos que o SIM-Fpolis julgar necessário. A atuação da auxiliar de inspeção fortalece a parceria de trabalho entre empresa, responsável técnico e Serviço de Inspeção Municipal, no sentido de melhorarmos cada vez mais a qualidade e a segurança dos alimentos de origem animal comercializados no Mercado Público.

Do total de 14 estabelecimentos avaliados, 85,7% das amostras apresentaram conformidade. Das amostras não conformes, uma era de pescado e outra de carne moída. As empresas que tiveram amostras com resultado insatisfatório foram autuadas e terão que adotar as medidas corretivas e preventivas para garantirem a qualidade e inocuidade dos produtos ofertados ao consumidor.

Continua após o anúncio

galeria de imagens


Fonte: Prefeitura de Florianópolis – SC

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nevoeiro
15.3 ° C
15.9 °
15 °
97 %
2.1kmh
100 %
qui
22 °
sex
21 °
sáb
22 °
dom
21 °
seg
17 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-