PeSC-Saúde: pescadores artesanais recebem atendimento de saúde em ação da Secretaria da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina

Pescadores artesanais de Florianópolis receberam atendimento médico em uma ação conjunta realizada pelo Governo do Estado, Prefeitura de Florianópolis Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Federação dos Pescadores de Santa Catarina (FEPESC). O objetivo da iniciativa foi garantir o acesso a serviços de saúde para esses profissionais da pesca. A ação chamada de PeSC-Saúde, aconteceu na comunidade da Barra da Lagoa em Florianópolis no último final de semana. Foi um projeto piloto para replicar os mesmos atendimentos para pescadores de outras regiões.

Os atendimentos foram feitos no Conselho Comunitário da Barra da Lagoa. Muitas pessoas aproveitaram a oportunidade e realizaram consultas e exames em dermatologia, oftalmologia, análises clínicas em exames de sangue, glicemia capilar, além de participarem de ações de educação para saúde.

Continua após o anúncio

A ação foi bem recebida pela comunidade, que destacou a importância de ter esses serviços disponíveis localmente e de forma gratuita. O atendimento aos pescadores envolveu cerca de 20 pessoas entre estudantes dos cursos de Farmácia, Enfermagem, Medicina, Odontologia e docentes dos departamentos de Saúde Pública, Clínica Médica, Cirurgia, Análises Clínicas, Enfermagem e Odontologia, sob a coordenação do professor Fabrício de Souza Neves, diretor do CCS. Além, de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Estado da Aquicultura e Pesca.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Secretário de Estado da Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo; reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza; Prefeito de Florianópolis, Topázio Neto; subsecretário de Pesca, Maricultura e Agricultura, Laurentino Benedito Neves e o presidente da Fepesc, Ivo da Silva;

“Foi muito bacana ver esses pescadores preocupados com a saúde. A gente sabe que muitos deles ficam dias fora de casa na pesca e não dedicam um tempinho do dia para procurar um médico. Essa iniciativa no final de semana e perto da casa deles é justamente para atender esse público. Foi nossa primeira ação aqui na Barra da Lagoa, mas nossa ideia é levar o PeSC-Saúde para outras regiões do estado”, Destacou o secretário de Estado da Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo.

Continua após o anuncio

A parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Florianópolis, FEPESC e a UFSC demonstra um compromisso com a saúde e o bem-estar dos pescadores artesanais, reconhecendo a importância dessa atividade para a economia local e para a preservação das tradições culturais de Santa Catarina. Além de promover a saúde, a iniciativa também buscou fortalecer os laços entre as instituições e a comunidade, promovendo uma relação de confiança e apoio mútuo.

Fonte: Governo SC

Continua após o anúncio

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nevoeiro
15.3 ° C
15.9 °
15 °
97 %
2.1kmh
100 %
qui
22 °
sex
21 °
sáb
22 °
dom
21 °
seg
17 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-