Udesc faz nova missão solidária nesta semana para entregar doações em abrigos do RS

Foto: Ernani Lima / Udesc

Nesta sexta-feira, 28, uma comitiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) viaja ao Rio Grande do Sul, a partir de Florianópolis, para uma nova missão solidária com o objetivo de entregar doações e promover ações de extensão em abrigos de Porto Alegre e Canoas. 

Continua após o anúncio

A empreitada, a terceira de representantes da instituição desde maio, levará o que foi arrecadado em parte das campanhas da Udesc que mobilizam recursos e apoio à população afetada pela enchente.

Uma das iniciativas envolvidas visa apadrinhar famílias abrigadas pela organização Mulheres Voluntárias de Canoas. Outra campanha é a Cartinhas do Bem, que busca contemplar pedidos feitos por crianças. Também serão doadas 40 palas (tipo de manta) produzidas em uma ação do curso de Moda da universidade. Saiba mais sobre as iniciativas abaixo.

Continua após o anuncio

Dentre os donativos que serão distribuídos, estão itens diversos, como materiais de limpeza, de higiene, escolares e outros, arrecadados em diferentes campanhas organizadas pela comunidade acadêmica, que seguem em aberto. Saiba mais sobre como contribuir ao final do texto.

Formada por docentes, técnicos universitários e estudantes de diferentes centros de ensino, a comitiva da Udesc realizará atividades em abrigos e outras instituições da capital gaúcha ao longo do próximo sábado, 29.

Continua após o anúncio

Mobilização

As campanhas envolvidas na viagem são resultado de uma ampla mobilização na Udesc, articulada inicialmente a partir de ações extensionistas e das direções de Extensão dos centros de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, e de Educação a Distância (Cead), que tem sede na Capital e presença em polos de apoio presencial em diversos municípios catarinenses.

Também estão engajados, no Campus I, os centros de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), de Artes, Design e Moda (Ceart) e de Ciências Humanas e da Educação (Faed), por meio do Laboratório de Geoprocessamento (GeoLab) e de outros laboratórios de pesquisa, e unidades em outros cinco municípios: de Educação Superior da Região Sul (Ceres), em Laguna, de Educação Superior do Alto Vale (Ceavi), em Ibirama, de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), em Balneário Camboriú, de Educação Superior do Planalto Norte (Ceplan), em São Bento do Sul, e de Educação Superior do Meio-Oeste (Cesmo), em Caçador.

O esforço integra uma série de ações espontâneas surgidas na Udesc, em todos os campi e junto à comunidade externa, para contribuir com o enfrentamento da crise no Estado vizinho.

Missões solidárias

As missões solidárias da Udesc ao RS iniciaram pela motivação do professor Eduardo Jara, coordenador do programa de extensão Esag Kids, que já esteve duas vezes na região da capital gaúcha para entregar doações e realizar atividades nos abrigos.

A partir da primeira, em 26 de maio, ele iniciou a campanha Cartinhas do Bem, que busca contemplar pedidos feitos por crianças visitadas nos abrigos. Saiba como contribuir.

As cartinhas foram recolhidas durantes atividades de extensão coordenadas pelo professor – em um dos abrigos, a ação teve parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Segundo os voluntários, todas as 40 cartinhas da atual edição foram apadrinhadas. Também foram recebidos materiais escolares, que irão para abrigos e para uma escola parceira. “Como algumas famílias já saíram de abrigos, o plano é reencontrar crianças e famílias nas suas casas e seguir prestando apoio como for possível”, conclui Jara.

Segunda missão

A segunda missão solidária, em 6 de junho, teve participação também das professoras Ivoneti da Silva Ramos e Cléia Demétrio Pereira, da técnica Tânia Foletto, do técnico Alexandre Pereira e do acadêmico Ernani Santos Lima.

Parte da comitiva visitou na viagem a organização Mulheres Voluntárias de Canoas. Criada em virtude da tragédia climática, a entidade acolhe provisoriamente mulheres e seus filhos que tiveram suas residências atingidas pela água, e acompanha o retorno aos lares, quando possível.

Uma das campanhas da Udesc surgiu a partir do pedido de ajuda da fundadora da entidade, Deisi Brocca, para reconstruir os lares das famílias abrigadas. 

O objetivo é viabilizar a aquisição ou a doação de itens como móveis e eletrodomésticos, além da limpeza e do restauro das moradias, para que os abrigados possam retornar. Saiba como contribuir.

Rede de apoio

Os voluntários explicam que o maior propósito é criar uma rede de ajuda e que é possível contribuir com o valor ou com a doação da mobília, nova ou usada.

Para organizar o esforço, um formulário foi criado na internet com a relação de itens necessários para cada família e orientações sobre como contribuir. Acesse o formulário.

Além de escolher o item, a forma de doar e para quem direcionar a doação, é possível enviar uma mensagem de apoio. Em caso de doação por pix, os recursos serão gerenciados pela própria organização.

Cartas de apresentação

Também é possível, a partir de uma série de cartas de apresentação produzidas pela campanha, conhecer um pouco sobre as famílias abrigadas na entidade. Acesse as cartas.

As duas iniciativas recebem doações e podem ser acompanhadas, dentre outras formas, pelo Instagram: neste link e neste link.

Já as 40 palas que serão doadas foram produzidas em uma iniciativa do curso de Moda da Udesc Ceart, sob supervisão da professora Neide Kohler Schulte, que é diretora de Extensão e integra o Departamento de Moda da unidade. Os itens serão doados às crianças que escreveram as Cartinhas do Bem.

O que mais doar

A universidade estadual segue arrecadando itens diversos, com destaque para produtos de higiene para mulheres, como absorventes, creme hidratante, desodorante, creme dental, sabonete, shampoo, condicionador e lenço umedecido.

Também há campanhas com foco em materiais escolares, livros e brinquedos, e segue sendo necessária a doação de água e alimentos não perecíveis; materiais de limpeza, roupas de cama e banho, cobertores e colchões; e rações para cães e gatos.

Pontos de coleta

Os pontos de coleta em Florianópolis ficam nas recepções da sede da Udesc Cead e da Udesc Esag, no Bairro Itacorubi, e na Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros; na Udesc Alto Vale, em Ibirama, na Udesc Laguna, na Udesc Balneário Camboriú, na Udesc Meio-Oeste, em Caçador, e na Udesc Planalto Norte, em São Bento do Sul; além dos polos de apoio presencial do EAD em mais de 20 municípios catarinenses.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cead
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: [email protected]
Telefones: (48) 3664-8454

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-