Estudantes de Balneário Piçarras participam de visita guiada na Estação de Tratamento de Esgoto

Foto: Divulgação / Casan

Alunos do quinto ano do Centro Integrado de Ensino Fundamental (CIEF), de Balneário Piçarras, vão conhecer o funcionamento da Estação de Tratamento Esgoto construída pela Casan no Bairro Santo Antônio. As visitas serão realizadas nos dias 3 e 4 de julho, como parte do Projeto Socioambiental que a Companhia desenvolve na cidade em conjunto com a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário.

Continua após o anúncio

A visita vai complementar atividades já desenvolvidas em sala de aula, quando as turmas aprendeu sobre saneamento básico de forma lúdica e interativa. Um total de 119 estudantes serão guiados pela equipe técnica da Casan e da empresa Econsult, recebendo conhecimento sobre o funcionamento da moderna estação.

“Vamos detalhar como a ETE funciona, explicando como essa unidade transforma o esgoto em efluente tratado que pode voltar ao ambiente. Vamos também falar sobre a depuração em processo terciário, o mais completo”, destaca o engenheiro sanitarista e ambiental, especialista em Gestão de Sistemas de Esgotamento Sanitário e Sistemas de Abastecimento de Água, Everson da Silva Antunes.

Continua após o anuncio

Totalmente automatizada, a ETE pode ser operada de forma remota e tem capacidade para tratar até 110 litros por segundo de esgoto – o equivalente a 9,5 milhões de litros/dia.

A ETE garante elevado padrão de qualidade do efluente tratado, removendo fósforo e nitrogênio, além da matéria orgânica. O processo ainda garante desinfecção por ultravioleta. O efluente final tratado é devolvido a um dos principais canais naturais da cidade, o Rio Piçarras, contribuindo com a balneabilidade das praias da região.

Continua após o anúncio

O Projeto Socioambiental é desenvolvido pela Casan em municípios que estão recebendo obras de esgoto. Em Balneário Piçarras, as obras de ampliação do sistema estão sendo executadas nas bacias 5 e 6, concentradas entre as Ruas 1.550 e 2.450 (sentido Norte).

INFORMAÇÕES ON-LINE

Para receber semanalmente as informações sobre o andamento e as atividades que envolvem a obra no município de Balneário Piçarras, os usuários e residentes poderão cadastrar o telefone em um formulário online e receber informativos ao final de toda semana. Para a adesão basta clicar no link disponibilizado, cadastrar o e-mail, nome e telefone. Link: https://forms.gle/4CAjGJL9zZbK3gmL9

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Previsão do Tempo

Balneário Camboriú
nevoeiro
15.3 ° C
15.9 °
15 °
97 %
2.1kmh
100 %
qui
22 °
sex
21 °
sáb
22 °
dom
21 °
seg
17 °

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-