Alesc entrega o Título de Cidadão Catarinense ao conselheiro Adircélio Ferreira Júnior

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Adircélio de Moraes Ferreira Júnior recebe o Título de Cidadão Catarinense das mãos do deputado Napoleão Bernardes, proponente da honraria
FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Continua após o anúncio

O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) Adircélio de Moraes Ferreira Júnior recebeu, na noite desta quarta-feira (27), o Título de Cidadão Catarinense, em sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa. A honraria foi outorgada por meio Lei 18.911/2024, sancionada pelo governador Jorginho Melo (PL) e proposta pelo deputado Napoleão Bernardes (PSD), aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

“É um conselheiro que se destaca pela atuação acadêmica e profissional por todo o país e com reconhecimento internacional”, afirmou o proponente da homenagem. “Esse é um reconhecimento da Assembleia também à nossa Corte de Contas, que tem se tornado sinônimo das marcas de excelência, zelo, confiabilidade e reputação em prol da governança pública”, completou Napoleão.

Continua após o anuncio

O presidente da Assembleia, deputado Mauro de Nadal (MDB), parabenizou Adircélio pela homenagem, à qual atribuiu aos serviços prestados pelo conselheiro à sociedade catarinense. “Todos os catarinenses já o têm como filho. Porém, essa iniciativa é importante para oficializar aquilo que já está registrado no coração dos catarinenses”, disse.

O homenageado lembrou da trajetória familiar ligada à migração. Neto de um cearense e de uma italiana, filho de um goiano e de uma sul-mato-grossense, Adircélio nasceu em Minas Gerais, mas ainda criança seus pais foram para Recife (PE), onde iniciou a carreira acadêmica e profissional. Passou por Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE), São Luís (MA), sempre aprovado em concursos públicos.

Continua após o anúncio

“Depois de algumas andanças, terminei vindo parar em Santa Catarina. E não demorei para perceber que esse belíssimo estado era o meu lugar. Esse caminhante chegava ao seu destino”, disse Adircélio.

O novo cidadão catarinense agradeceu à Assembleia pelo reconhecimento. Também destacou o bom relacionamento com as demais instituições e poderes estaduais.

“O estado que eu escolhi termina por me escolher como filho seu. Aquele sentimento de pertencimento que eu já trazia comigo é legitimado por meio dessa honraria”, afirmou Adircélio, que ao final do discurso parafraseou o cantor e compositor nordestino Luiz Gonzaga. “Aqui vivo, trabalho e descanso feliz.”

A sessão solene de outorga do Título de Cidadão Catarinense foi prestigiada por representantes dos poderes Executivo e Judiciário do Estado, além de deputados estaduais, ex-governadores, desembargadores e promotores de Justiça, conselheiros do TCE e defensores públicos. O governador Jorginho Melo foi representado pelo secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Mendes.

Pela Assembleia, participaram os deputados Julio Garcia (PSD), Rodrigo Minotto (PDT), Cleiton Fossá (MDB), Fabiano da Luz (PT) e Soratto (PL). O presidente do TCE-SC, conselheiro Herneus de Nadal, e a presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargadora Maria do Rocío Luz Santa Rita, também acompanharam a solenidade.

O homenageado
Adircélio de Moraes Ferreira Júnior nasceu em 14 de maio de 1973, em Belo Horizonte (MG). Formou-se em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), além de ser mestre e doutor em Direito pela UFSC.

No serviço público, foi auditor da Receita Federal em Porto Alegre (RS), auditor fiscal da Prefeitura de Fortaleza (CE) e auditor fiscal do Estado do Maranhão. Em 1998, foi aprovado no concurso de auditor fiscal de tributos de Santa Catarina.

Em 2008, ingressou no TCE como auditor substituto de conselheiro. Em 2010, tornou-se conselheiro do Tribunal. Ocupou a presidência do órgão por duas vezes, entre 2019 e 2023, além de ter sido vice-presidente, entre 2015 e 2018. Atualmente, é corregedor-geral do tribunal.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Fonte: Agência ALESC

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-