Comissão aprova projeto voltado à destinação de carcaças e dejetos de animais mortos

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

A Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal aprovou, na tarde desta terça-feira (25), o projeto de lei, PL./0120/2023, que institui, em Santa Catarina, o Programa de destinação das carcaças e dejetos dos animais mortos não abatidos, por meio da utilização e emprego de biodigestores, compostagem tradicional, compostagem acelerada, recolha, incineração e demais meios tecnológicos permitidos.

Continua após o anúncio

Na justificativa da matéria, o autor, deputado Antidio Lunelli (MDB), destaca que “nos últimos 30 anos, o segmento pecuário brasileiro implementou alterações significativas na criação de animais que ampliaram a capacidade de produzir produtos de origem animal, atendendo demanda crescente da população mundial. Com isso, montantes significativos de resíduos passaram a ser gerados com a intensificação e concentração da produção por parte dessas cadeias, em curto espaço de tempo, impondo o desafio de encontrar um manejo adequado para mitigar os riscos que representam ao meio ambiente e ao status sanitário dessas cadeias”.

O relator do projeto na Comissão, deputado Fernando Krelling (MDB) votou pela aprovação, informando que a proposta “está em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos,que é de interesse público e que promove a sustentabilidade ambiental, econômica e social”.

Continua após o anuncio

A matéria aprovada segue agora para a deliberação em Plenário.

Gicieli Dalpiaz
Agência AL

Fonte: Agência ALESC

Continua após o anúncio

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-