CASAN promove oficina de saneamento com crianças de projeto social em Florianópolis

Em mais uma atividade do Programa de Educação Ambiental da CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), 71 crianças entre 6 a 9 anos aprenderam sobre saneamento básico, nesta terça-feira (25). A oficina faz parte das ações de educação e conscientização das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) no Bairro Saco Grande, em Florianópolis e aconteceu no Conselho dos Moradores do Saco Grande (COMOSG), entidade comunitária que oferece atividades de cidadania, esporte e música para crianças e adolescentes no contra turno escolar.

A oficina teve como objetivo ensinar de forma lúdica o funcionamento de um Sistema de Esgotamento Sanitário e de drenagem pluvial. A maquete de uma cidade foi utilizada para simular o caminho do efluente sanitário e do escoamento da água das chuvas. Enquanto a rede de drenagem escoa a água das chuvas diretamente para os rios e córregos para evitar o alagamento das ruas, as redes de coleta de esgoto direcionam o efluente doméstico para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).

Continua após o anúncio

Nas estações, ocorre a remoção de poluentes e eliminação de microrganismos causadores de doenças. Para demonstrar o processo aos pequenos, foi utilizado iodo para tingir a água, representando a contaminação por efluentes domésticos; e reagentes que descolorem o líquido para representar a descontaminação através do tratamento nas ETEs.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

“As atividades lúdicas, como a utilização das maquetes e o estímulo através de perguntas, são importantes para prender a atenção das crianças, incentivá-las a participar e fazer com que elas possam associar os ensinamentos com a realidade em que vivem”, explica a bióloga e Educadora Ambiental, Jessica Mancio. O encontro também contou com a apresentação de um vídeo informativo com animação sobre o trabalho da CASAN e uma atividade de produção de desenhos.

Continua após o anuncio

Os projetos e atividades pedagógicas desenvolvidas em sala de aula pela equipe dos programas socioambientais, envolvem oficinas de arte, cultura, trabalhos manuais e criatividade que abordam diferentes temas relacionados à proteção do meio ambiente e saneamento. Todas as atividades foram aprovadas pelo IMA e pela Secretaria Municipal de Educação e serão executadas durante todo o processo de instalação do empreendimento.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Fotos: Acervo CASAN

Continua após o anúncio

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

Redação SC Hoje
Redação SC Hoje
Da redação do Portal SC Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp 48 99208.8844

Leia Mais

Mais Lidas

-PUBLICIDADE-