- PUBLICIDADE GOOGLE-

Udesc Planalto Norte inaugura planetário nesta terça em São Bento do Sul

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan) e de uma parceria com a Prefeitura de São Bento Sul, inaugura nesta terça-feira, 26, às 14h, um planetário digital no campus de São Bento do Sul. O evento contará com a presença do diretor-geral do Centro de Educação do Planalto Norte (Ceplan), Delcio Pereira, prefeitos da região, demais autoridades e comunidade acadêmica.

O planetário construído tem uma estrutura fixa, com um teatro interno e um domo, no qual representações do sistema solar, galáxia ou do universo, por exemplo, podem ser projetadas com o uso de uma tela hemisférica e de um projetor especializado.

Continua após o anúncio

Este tipo de experiência imersiva, além de ser considerada um “espetáculo visual”, caracteriza-se também como ferramenta de aprendizado em astronomia, matemática, geografia, física e diversas áreas das ciências. Pode, ainda, proporcionar experiências audiovisuais imersivas de qualquer natureza.

“O planetário permitirá que a Udesc Planalto Norte contribua de forma significativa com a melhoria da qualidade do ensino de ciências na região, despertando o interesse dos usuários sobre temas científicos, constituindo-se como uma importante ferramenta para a curricularização da extensão universitária”, afirma o diretor-geral Delcio Pereira.

Continua após o anuncio

Para a construção do planetário houve um investimento de R$ 93 mil reais pela Prefeitura de São Bento Sul, por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e a Udesc Planalto Norte. O restante do projeto, com a construção do domo, equipamentos e mobiliário do espaço, foi financiado pela universidade, com custo de R$ 899 mil.

Este é o terceiro planetário da Udesc, que teve o primeiro – um planetário móvel inflável – adquirido em 2021 pela Udesc Joinville, e o segundo – um planetário digital – implementado no ano de 2022 na Udesc Oeste, em Pinhalzinho.

Continua após o anúncio

Visitações

A agenda de visitas estará aberta ao público a partir de junho, com acesso totalmente gratuito. Os agendamentos poderão ser realizados através do e-mail [email protected]

Já para os meses de abril e maio está programada a capacitação dos agentes envolvidos nas atividades do planetário.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: [email protected]
Telefones: (48) 3664-7935/8009

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais