- PUBLICIDADE GOOGLE-

Tratos pelo Saneamento reforçam parceria com a comunidade no Dia Mundial da Água

O início do novo programa Trato pelo Costa Norte, em Florianópolis, é uma das ações da CASAN nesta sexta-feira (22/3), Dia Mundial da Água. A mobilização e diálogo com a comunidade acontecerá também com atividades das equipes do Trato por Laguna, Trato por Criciúma, Trato pelo Araújo (em São José) e Trato pelo São José (no município de Chapecó).

Em cada um desses municípios, profissionais dos Tratos pelo Saneamento farão ações educativas de diálogo com a comunidade, compartilhando informações sobre a relação entre água e esgoto, além da importância da adequada ligação aos sistemas de coleta e tratamento operados pela Companhia. Os Tratos pelo Saneamento são programas que associam vistorias, orientação técnica gratuita e educação ambiental para regularização das ligações de esgoto. Imóveis com situação adequada, ou que corrigiram as irregularidades identificadas, recebem certificados de regularização. 

Continua após o anúncio
Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

FLORIANÓPOLIS
Na Capital será realizado o lançamento do Trato pela Costa Norte, novo programa voltado à identificação de focos de poluição por descarte irregular de esgoto, melhoria da balneabilidade, qualidade ambiental da região e conservação do Aquífero dos Ingleses. A meta é de que sejam executadas mais de 7 mil vistorias em sistemas hidrossanitários de imóveis em Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus, Praia da Daniela e Praia do Forte, entre outros da Costa Norte. O programa vai também trabalhar a sensibilização da comunidade e de diferentes instituições sobre a responsabilidade conjunta em relação ao saneamento e qualidade ambiental. Lançamento às 9h30min, na Rua Rodolfo Hickel n° 350 – Canasvieiras.

SÃO JOSÉ
Uma ação de limpeza da orla de São José, a partir de 9h desta sexta-feira, será a ação do programa Trato pelo Araújo para marcar o Dia Mundial da Água. É a quarta vez que a equipe atua na região, com recolhimento de mais de 450 quilos somente na edição realizada em março do ano passado. O ponto de encontro será a placa “Eu amo São José”. Prefeitura de São José, Ecopet e Meu Copo Eco serão parceiros na atividade. O objetivo é chamar atenção para importância do descarte adequado do lixo, da coleta e tratamento do esgoto para a conservação dos ambientes, da água e para a saúde pública.

Continua após o anuncio

LAGUNA
Uma blitz pedagógica em frente ao Colégio Almirante Lamego, nesta sexta-feira (22), marca o início das agenda do programa Trato por Laguna em comemoração do Dia Mundial da Água. A ação será realizada a partir de 10h30min, com a entrega de materiais e diálogo com a comunidade e estudantes sobre o uso responsável da água e sua relação com o esgoto.
A programação segue no sábado, quando as equipes do programa ambiental da CASAN participaram de um mutirão de limpeza da Praia do Mar Grosso. A ação será desenvolvido em uma parceria entre Udesc, Laboratório de Zoologia, Ecosurf, Projeto Nada é lixo e GT Mar, entre outras instituições. A ação inicia às 8h, em frente à Associação de Surf de Laguna.

CRICIÚMA
Com seu programa Trato por Criciúma, a CASAN estará na Praça Nereu Ramos, aproximando ainda mais a população das causas ambientais. Como o tema definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) este ano é “Água para a paz”, a equipe vai conversar com a população sobre a conservação da água a partir do saneamento, a relação entre água e esgoto, a importância da coleta e tratamento e cuidados como não jogar plástico e outros materiais na rede coletora. O diálogo vai incentivar a ligação dos imóveis ao sistema público de esgoto e o uso adequado dessa infraestrutura.

Continua após o anúncio

CHAPECÓ
Com profissionais do Trato pelo São José as atividades serão desenvolvidas no Eco Parque, localizado na rua John Kennedy, bairro Passo dos Fortes, entre 8h30min e 11h. A equipe vai conversar com a população sobre água, sua conexão com o esgoto e o trabalho desenvolvido nos imóveis para vistoria e orientação técnica gratuita. Também serão distribuídos brindes. O programa Trato pelo São José tem o nome do principal manancial de captação de água para abastecimento de Chapecó.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Imagens: Acervo CASAN

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais