- PUBLICIDADE GOOGLE-

Udesc Esag e parceiros lançam fase piloto de projeto Governo Aberto no Legislativo na região de Jaraguá do Sul

O evento “Parlamento Aberto: inovação e colaboração nas câmaras de vereadores catarinenses”, lançará oficialmente nesta quinta-feira, às 16h, na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, um projeto de pesquisa aplicada nas câmaras de vereadores da região. O objetivo é elaborar uma metodologia para aprendizagem, inovação e aperfeiçoamento de iniciativas de governo aberto e transparência nos legislativos municipais de Santa Catarina.

O projeto é resultado de uma parceria entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – por meio do grupo de pesquisa Politeia, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) –, a Escola do Legislativo (ligada à Assembleia Legislativa), a Controladoria-Geral do Estado (CGE) e a organização da sociedade Civil Act4Delivery, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Continua após o anúncio

Colaboração

A fase piloto será realizada em conjunto com a Associação das Câmaras de Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi). A associação reúne os poderes legislativos dos municípios de Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder, no Norte do Estado. A região foi escolhida em razão da experiência de articulação e colaboração entre suas câmaras municipais.

Continua após o anuncio

A ideia é contribuir com as câmaras de vereadores na implementação e aperfeiçoamento de iniciativas baseadas nos conceitos de governo aberto. O primeiro passo é conhecer as ações que já estão sendo realizadas na região e identificar pontos que possam trazer resultados melhores à população a partir da aplicação da metodologia.

“A Avevi é um exemplo de articulação e trabalho colaborativo e a iniciativa que pretendemos desenvolver na região poderá ampliar a colaboração, resolver problemas, melhorar serviços e políticas públicas e gerar mais confiança da sociedade nas instituições políticas, além da possibilidade de aprendermos juntos e ser referência para outras regiões”, explica a professora da Paula Schommer, líder do grupo Politeia, da Udesc Esag, que coordena a pesquisa.

Continua após o anúncio

Saiba mais sobre o projeto:
udesc.br/esag/governoaberto-camarasmunicipais

Núcleo de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: [email protected]

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais