- PUBLICIDADE GOOGLE-

Chega de Rótulos: Jaraguá do Sul sedia Seminário Regional sobre Síndrome de Down nesta 4ª (20)

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Foto: Divulgação

Continua após o anúncio

“Chega de Rótulos! Abaixo o Capacitismo” é o tema do Seminário Regional sobre Síndrome de Down que será realizado nesta quarta-feira, (20) em Jaraguá do Sul.

Mais 200 pessoas já se inscreveram para o evento, realizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, presidida pelo deputado Dr.Vicente Caropreso (PSDB). O evento acontece das 8h às 16h30, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.

Continua após o anuncio

O seminário é voltado para profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social e demais pessoas ligadas à inclusão de pessoas com deficiência. Tem apoio da Apae de Jaraguá do Sul, da UPDown, da Federação Catarinense das Apaes e da Fundação Catarinense de Educação Especial e visa promover o conhecimento fomentando o debate inclusão social e escolar, mercado de trabalho e envelhecimento das pessoas com Síndrome de Down.

Ao todo serão três palestras com os temas: Nutrição na Síndrome de Down; Educação Especial – Plano Educacional Individualizado e Sexualidade e Fases do Desenvolvimento.

Continua após o anúncio

Também ocorrerá uma mesa redonda com especialistas para debater o tema da empregabilidade e o painel: Autonomia e Inclusão de uma Forma Descontraída.

“Precisamos ser anticapacitistas, lutando por inclusão e contra essas opressões que excluem as pessoas com Síndrome de Down ou com outras deficiências, inclusive de participarem das decisões que dizem respeito a elas mesmas. O objetivo da nossa comissão é levar informação de alta qualidade para contribuir com isso”, afirma o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc.

Na agenda para 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), os países signatários assumiram o compromisso de viabilizar os recursos necessários para promover a integração social das pessoas com deficiência. No Brasil, 8 mil bebês nascem por ano com a síndrome de Down.

Fonte: Agência ALESC – Gabinetes

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais