- PUBLICIDADE GOOGLE-

Sistema socioeducativo realiza campanhas de conscientização na área da saúde neste mês de março

O mês de março será marcado por campanhas de conscientização no sistema socioeducativo catarinense. No próximo dia 21, o tema será o Dia Mundial da Infância e, depois, serão realizadas as campanhas de combate à tuberculose e sobre epilepsia, lembrados nos dias 24 e 26 de março, respectivamente.

Atualmente o sistema socioeducativo do estado atende 336 jovens e adolescentes em conflito com a lei em 20 unidades de Santa Catarina destinadas ao atendimento desse público. “Nossas equipes de saúde estão preparadas para realizar neste mês, onde temos importantes datas comemorativas, campanhas de conscientização sobre a saúde voltadas para impactar diretamente os socioeducandos a respeito da epilepsia e tuberculose”, informou Thiago Martins, coordenador técnico psicossocial e saúde do Departamento de Administração Socioeducativa da SAP (DEASE/SAP).

Continua após o anúncio

O tratamento das epilepsias é feito com medicamentos que evitam as descargas elétricas cerebrais anormais, que são a origem das crises epilépticas; casos com crises frequentes e incontroláveis são candidatos à intervenção cirúrgica. “Em muitos casos as crises epiléticas não são previsíveis e as pessoas precisam de ajuda, principalmente para não se machucarem durante as convulsões. Por isso é importante estar atento e saber como proceder ao presenciar uma crise”, revelou Martins.

Somente durante o mês de janeiro/2024 as equipes de saúde que atendem os adolescentes em conflito com a lei que estão cumprindo medida socioeducativa dentro das unidades do DEASE realizaram um total de 4.107 atendimentos sendo distribuídos da seguinte forma:

Continua após o anuncio

Atendimentos médicos: 210
Atendimentos de enfermagem: 1.898
Atendimentos de odontologia: 89
Atendimentos psicológicos: 1.100
Atendimentos de serviço social: 810

Dia Mundial da Infância
O dia 21 de março foi instituído pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) como o Dia Mundial da Infância. A data tem o objetivo de promover uma reflexão sobre a defesa dos direitos das crianças.

Continua após o anúncio

Segundo o diretor-geral do DEASE, Joel França, é preciso muita sensibilidade no atendimento do sistema socioeducativo, oferecendo ferramentas concretas na educação e promoção da saúde e desenvolvimento dos jovens e adolescentes. “Por motivos como este nossos servidores e colaboradores estão sempre em programas de atualização de temas da saúde, assistência social e de educação”, destacou.

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais