- PUBLICIDADE GOOGLE-

Maternidade Catarina Kuss comemora 52 anos com investimentos do Governo do Estado

A Maternidade Dona Catarina Kuss (MDCK), em Mafra, comemora 52 anos de história e serviços prestados às gestantes e recém-nascidos do Planalto Norte neste 15 de março. O Governo do Estado está trabalhando para aprimorar e modernizar o atendimento na região. Inaugurada em 1972, a instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES), é referência em atendimento obstétrico e alto risco para o Planalto Norte catarinense pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Possui o título Hospital Amigo da Criança, sendo a primeira do Sul do Brasil a receber em 1994, mantendo-o até hoje, priorizando o atendimento humanizado ao nascimento e apoio à amamentação.

“Nessa data tão importante, que festejamos 52 anos, só temos a agradecer por todas as conquistas que tivemos. Foram mais de 60 mil nascimentos em todo esse período. Conseguimos fazer a reforma interna da maternidade com pintura, troca de portas, a unidade está linda por dentro, e o próximo passo é a reforma externa do prédio. Ano passado tivemos um aumento nas cirurgias eletivas de 69%; alcançamos 81% da adesão das práticas de segurança dos pacientes. Quero agradecer o nosso governador Jorginho Mello pelo apoio e dedicação que ele vem dando, especialmente para a área da saúde. Conseguimos recursos que passaram de um milhão e meio de reais para a maternidade. Por tudo isso, é com muita satisfação e alegria que comemoramos esse aniversário”, explica o diretor da MDCK, Jeferson Lopes.

Continua após o anúncio

Desde o início do ano de 2023, o Governo do Estado já investiu R$ 1,5 milhão em materiais e equipamentos para o atendimento dos pacientes, como: aparelho de anestesia e de ultrassom, oxímetros, ventiladores pulmonares, CPAPs para recém-nascidos, e central de monitoração para UTI Neonatal, entre outros.

Nesse período, a maternidade também está sendo toda reformada. A revitalização da estrutura interna foi finalizada no início deste mês de março. As salas, quartos e leitos tiveram as paredes pintadas, troca de piso, instalação de novos aparelhos de ar-condicionado, troca e manutenção de portas e janelas. A reforma da parte externa da maternidade iniciará em breve.

Continua após o anuncio

Mesmo em meio a obras e adequações na estrutura física, em 2023, as cirurgias e procedimentos eletivos aumentaram 69% na Maternidade Catarina Kuss. Foram realizados 10.888 procedimentos ambulatoriais, um aumento de 31,53% em relação ao ano anterior. Também cresceu o número de internações, atendimentos de emergência e procedimentos cirúrgicos em geral, como laqueaduras (77,78%) e vasectomias (67,09%). A capacidade da UTI Neonatal foi ampliada para 10 leitos, sendo todos habilitados pelo SUS.

A Maternidade Dona Catarina Kuss ainda alcançou 81% de adesão às práticas de segurança do paciente, sendo contemplada na lista positiva da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que classifica apenas as unidades catalogadas como de alta conformidade.

Continua após o anúncio

A MDCK atende as especialidades de obstetrícia de médio e alto risco. O ambulatório de Pré Natal de Alto Risco conta com assistência de equipe multidisciplinar (médico obstetra e cardiologista, enfermagem, nutricionista e psicólogo). Os recém nascidos de risco são acompanhados após a alta hospitalar no Ambulatório, sendo realizada a 3ª etapa do Método Canguru. A instituição trabalha com planejamento familiar, integrando a realização de laqueaduras e vasectomias. Além disso, conta com Emergência Obstétrica (24h), Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINeo), Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais Convencional (Ucinco), Unidade Canguru, Centro Cirúrgico, Unidade de Internação e Banco de Leite Humano.

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
[email protected]

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais