- PUBLICIDADE GOOGLE-

Dicas da Saúde de Camboriú: Aprenda como diferenciar os sintomas e sinais de gripe, covid, viroses e dengue

Caso tenha suspeita de uma dessas doenças procure ajuda e não se automedique

Está se sentindo mal e não sabe qual é o seu problema? Não tem ideia se é gripe, covid, viroses ou dengue? Apesar de terem sintomas em comum, as doenças apresentam diferenças. A Secretaria de Saúde de Camboriú fez um resumo para você entender a particularidade de cada uma delas:

Continua após o anúncio
  • Gripe: o paciente geralmente apresenta febre (variando entre 37 e 39º), coriza, tosse, dor de garganta, congestão nasal e dor de cabeça. É menos comum que ele tenha dor no corpo e articulação. Raramente a doença causa diarreia, dores abdominais, dor “atrás” dos olhos e manchas no corpo.
  • Covid: neste caso é comum a ocorrência de coriza, tosse, dor de garganta, congestão nasal e dor de cabeça. É menos comum que os pacientes tenham diarreia, febre (baixa – entre 37 e 38º), dor no corpo e articulações. É raro que, em casos de covid, as pessoas tenham dores abdominais, dor “atrás” dos olhos e manchas no corpo.
  • Virose: os sintomas geralmente são diarreia e dores abdominais. É menos comum a ocorrência de dor no corpo e articulações. Raramente os pacientes têm dor de cabeça, dor “atrás” dos olhos e manchas no corpo. A virose não apresenta coriza, tosse, dor de garganta e congestão nasal.
  • Dengue: É comum que haja nos pacientes febre (alta – em torno de 39º), dor no corpo e articulações, dor de cabeça, dor “atrás” dos olhos e manchas no corpo. As dores abdominais são comuns em casos que apresentem agravamento da dengue. É raro que a doença apresente diarréia. Os sintomas de coriza, tosse, dor de garganta e congestão nasal ficam ausentes.

Se os seus sintomas se enquadrarem em alguma dessas doenças o recomendado é que você morador procure ajuda em uma Unidade Básica de Saúde (UBSs) ou no Pronto Socorro do Hospital Cirúrgico Camboriú (HCC). Toda medicação deve ser avaliada por um profissional, portanto, não tome remédios sem prescrição médica.

Fonte: Prefeitura de Camboriú – SC

Continua após o anuncio

Continua depois do anúncio: FP

Continua após o anúncio

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais