- PUBLICIDADE GOOGLE-

Udesc ampliará Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação em 2025

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ampliará, a partir de 2025, o quantitativo de vagas do Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação (Promop) para todos os cursos stricto sensu (mestrado e doutorado) da instituição. A Udesc conta atualmente com 35 programas de pós-graduação (PPGs), que ofertam, ao todo, 20 doutorados e 35 mestrados.

Proposta pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), a ampliação do número de bolsas do Promop para todos os cursos de pós foi aprovada pela Câmara de Administração e Planejamento (CAP), do Conselho Universitário (Consuni), em reunião nesta terça-feira, 12.

Continua após o anúncio

Com a alteração, todos os cursos terão 10 bolsas a partir de janeiro de 2025. Além disso, ficou aprovada a antecipação de cinco bolsas de doutorado para cada um dos novos cursos de doutorado que iniciaram as atividades neste semestre: Engenharia Civil, Química Aplicada, Zootecnia, Engenharia Florestal e Fisioterapia.

Conforme a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Letícia Sequinatto Rossi, a antecipação foi motivada pelo fato de que os novos cursos só poderão solicitar bolsas do Programa de Demanda Social da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (DS Capes) a partir de 12 meses de funcionamento.

Continua após o anuncio

A partir do segundo semestre, outros três cursos novos de doutorado têm previsão de iniciar atividades: Administração Profissional, Computação Aplicada e Profissional em Ensino de História (em Rede).

Letícia destaca que essa é a maior ampliação de bolsas Promop feita pela instituição estadual. “Entramos na atual gestão com quatro bolsas por curso, ampliamos para cinco e, agora, para dez. Essa medida reflete o compromisso da Udesc em fortalecer seus cursos de pós-graduação, mostrando que as bolsas oferecidas aos estudantes têm sido efetivas em incentivá-los a permanecer e se dedicar aos programas acadêmicos”, afirma a pró-reitora.

Continua após o anúncio

No ano passado, a Udesc atualizou a resolução que regulamenta o Promop, ajustando normativas sobre acúmulo de bolsas e atividades remuneradas no âmbito da pós-graduação stricto sensu da universidade, de acordo com o que estabelece a Capes para o programa de DS.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: [email protected]
Telefones: (48) 3664-7935/8009

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais