- PUBLICIDADE GOOGLE-

Trato por Criciúma se engaja na campanha de combate à dengue

Para auxiliar no combate ao mosquito Aedes aegypti, o Programa Trato por Criciúma colabora com a campanha municipal e está levando orientações à população. Com isso, além de promover vistorias e uma assessoria técnica gratuita sobre a adequada ligação do esgoto à rede coletora, os técnicos que atuam à serviço da CASAN reforçam orientações para controle de focos.

“O combate ao mosquito Aedes aedypti é uma ação que deve ser realizada constantemente e as boas práticas de saneamento também auxiliam nesse controle. Sem os serviços de coleta e tratamento de esgoto poderíamos ter um aumento de pontos de água parada e de criadouros”, destaca o engenheiro Eduardo Neckel, da Tec Civil Construções, empresa que executa o Trato em Criciúma.

Continua após o anúncio

Durante as vistorias nos bairros, os técnicos do Trato por Criciúma entregam panfletos da Vigilância Sanitária com orientações sobre a dengue. “Fizemos essa parceria na campanha para conscientizar os moradores, para que façam de forma constante a verificação de água parada com relação aos pontos de esgoto também. Compreender a importância de boas práticas relacionadas ao esgoto, à drenagem e ao lixo é fundamental, pois se esses serviços forem usados de forma adequada todos colaboram com a saúde pública”, complementa Neckel.

Saiba Mais:

Continua após o anuncio

Cuidado com Ralos
Se os ralos da casa não possuem sistema para vedação, é necessário instalar telas. O Aedes aegypti gosta de lugares escuros e úmidos para se proliferar, por isso os ralos são locais ideais. O morador também pode colocar periodicamente nos ralos uma colher de água sanitária diluída em um litro de água limpa, contribuindo para evitar a proliferação do mosquito.

Descarte o lixo corretamente
A rede de esgoto não é lugar de lixo. Ao depositar resíduos incorretamente nas pias da cozinha, banheiro e lavanderia, vasos sanitários e chuveiros, o morador pode provocar o entupimento das tubulações e levar ao extravasamento nas ruas.

Continua após o anúncio

Verifique a separação da rede pluvial e da rede de esgoto
Principalmente após períodos de chuvas e ventos é importante verificar se folhas e galhos, entre outros materiais, não estão se acumulando em telhas e calhas. É também importante se certificar de que a água da chuva está sendo direcionada à rede de drenagem pluvial, e não para a rede de esgoto da CASAN. Água da chuva sobrecarrega a rede de coleta de esgoto, pode causar extravasamentos e compromete a depuração na Estação de Tratamento de Esgotos.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Fotos: Trato por Criciúma/ Acervo CASAN

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais