- PUBLICIDADE GOOGLE-

Saúde de Camboriú promove nova ida de doadores de sangue ao HEMOSC de Blumenau

São oferecidas duas viagens por mês de forma gratuita

A Secretaria de Saúde de Camboriú realizou a segunda ida de pacientes à unidade de Blumenau do Hemocentro de Santa Catarina (HEMOSC). Foram sete voluntários do município que doaram sangue nesta quarta-feira, dia 13. As viagens pelo projeto são realizadas duas vezes ao mês. A ação é realizada pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). A próxima ida ao Hemocentro está agendada para o dia 27 de março.

Continua após o anúncio

Nesta viagem, um morador de Camboriú se tornou um atrativo no HEMOSC. O doador Matheus Cabral, que integra a ONG Pintando Alegria, foi ao Hemocentro vestido de Power Ranger Vermelho, um personagem famoso de uma série de super heróis. Vários doadores foram tirar fotos com Matheus, trazendo descontração para um momento que pode ter nervosismo.

A ONG realiza um trabalho especial nas unidades de saúde da região e também em outros espaços, como escolas. Os integrantes se fantasiam de diversos super heróis e personagens, com o objetivo de trazer leveza e alegria à ambientes muitas vezes carregados com pensamentos negativos e tristeza. A Associação realiza um trabalho focado na prevenção da depressão, ansiedade e crise do pânico, utilizando o universo do palhaço.

Continua após o anuncio

Como participar do projeto de doação de sangue:

Os moradores que tiverem interesse em fazer parte desta ação podem realizar a inscrição pelo link: bit.ly/3qlKzIq. Inclusive, no endereço constam os pré-requisitos para que os voluntários estejam aptos a doar. A coordenadora do NASF, Joyce de Almeida Cruz, pede para que os interessados não faltem após confirmar presença. “Temos muita dificuldade para fechar a lista de doadores. Muitos cancelam no dia anterior da viagem e outros faltam sem nos avisar. Isso dificulta que o nosso projeto ajude o número de pessoas imaginado”.

Continua após o anúncio

São oferecidas 13 vagas por viagem, de acordo com a capacidade da van que realiza o transporte. A saída é feita às 7h30min na Policlínica Municipal, localizada na Rua Porto Alegre, n° 698. A previsão de retorno é próximo às 13h30min e a viagem tem o acompanhamento de uma técnica de enfermagem. O projeto é realizado desde 2019.

Atualmente, o HEMOSC está com o estoque em alerta para o sangue do tipo O- e reduzido no caso do O+. Os tipos sanguíneos A-, A+, B- e AB- possuem estoques estáveis. Apenas os bancos do tipo B+ e AB+ estão no nível adequado Vale ressaltar que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço por um dia, sem prejuízo do salário, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

Fonte: Prefeitura de Camboriú – SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais