- PUBLICIDADE GOOGLE-

Hospital Infantil completa 45 anos com obras de renovação e modernização do Governo Estado

Foto: Tiago Ghizoni / Secom

No dia 13 de março de 1979, um novo capítulo na história da saúde infantil em Santa Catarina foi escrito com a abertura do Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis. Ao longo dos últimos 45 anos, a instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES), tem sido referência no cuidado e na assistência às crianças e adolescentes. Sua estrutura hospitalar inclui emergência porta aberta, sendo seus atendimentos prestados integralmente via Sistema Único de Saúde.

Continua após o anúncio

Em março de 2023, o Governo de Santa Catarina, por meio do Decreto Emergencial, iniciou medidas para adequar a infraestrutura de assistência à saúde dos hospitais da Grande Florianópolis. A iniciativa foi o impulso para a continuidade de alguns serviços parados e o estímulo para o início de reformas essenciais no HIJG, bem como a aquisição de equipamentos.

Em agosto, após nove anos de espera, a Ala de Psiquiatria foi finalmente inaugurada, com nove leitos de internação distribuídos em 589 m². Na ocasião, o governador Jorginho Mello lembrou: “o Hospital Infantil é o único na região que atende emergência psiquiátrica, então precisamos olhar com carinho o espaço físico para acolher essas crianças”. Antes da reforma, a instituição contava com cinco leitos de psiquiatria, que foram integrados à nova ala.

Continua após o anuncio

Atualmente, a unidade hospitalar passa por uma reestruturação da rede de gases medicinais e vácuo clínico, visando atender o tratamento de doenças respiratórias com equipamento de alto fluxo. A obra inclui a construção de nova Central de Gases dedicada às Unidades B, C, D e E, totalizando 83 leitos de enfermaria que poderão usufruir da utilização deste equipamento de ventilação.

Uma outra importante ação em andamento é a ampliação da sala de recepção da emergência. O novo ambiente terá 108 metros quadrados e ocupará parte da área do estacionamento. O espaço incluirá sala de espera climatizada, fraldário, além de banheiros masculinos, femininos e adaptados para pessoas com deficiência.

Continua após o anúncio

Com a reinauguração da enfermaria da Unidade A, no final de fevereiro, o hospital entregou 18 novos leitos. As reformas incluíram melhorias na infraestrutura, que abrangeram pintura, instalação de climatizadores, bem como a renovação de poltronas, camas e berços. “A ampliação vai garantir o atendimento para casos respiratórios que necessitam de internação”, disse a diretora da unidade, Tatiana Titericz.

As melhorias abrangem ainda a aquisição de novos equipamentos. Desde o ano passado, o Governo do Estado, por meio da SES, já entregou mais de R$ 2 milhões em aparelhos à unidade. As novidades incluem: máquinas de raios-x e hemodiálise, bombas de infusão, desfibriladores, entre outros.

O Hospital Infantil Joana de Gusmão possui uma área de pouco mais de 26 mil m², com 197 leitos de internação, ambulatórios especializados, emergências pediátrica e ortopédica, além de centro cirúrgico.

Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
[email protected]

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais