- PUBLICIDADE GOOGLE-

Desenvolvimento sustentável de atividades econômicas ligadas ao mar é tema de Comissão

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Engenheiro Fernando Oliveira
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Continua após o anúncio

Atividades econômicas baseadas na preservação de ecossistemas marinhos e ambientalmente sustentáveis. Esse foi o tema da discussão que a Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação realizou nesta quarta-feira (13), a chamada economia azul, que busca o equilíbrio entre a exploração e a saúde dos oceanos.

O palestrante convidado, Fernando Oliveira, engenheiro de empresa voltada para inovação, reconheceu o potencial econômico de Santa Catarina para a área da economia azul. Destacou o desenvolvimento de modelos de negócios que adotam práticas ambientais, sociais e de governança, o chamado ESG.

Continua após o anuncio

Na economia azul estão envolvidas todas as atividades de exploração do mar, como a pesca, a piscicultura e a maricultura. Envolve ainda áreas como a produção de algas para sequestro de carbono, ações de combate às mudanças climáticas e proteção costeira ambiental, além de práticas sustentáveis de turismo, esporte e lazer.

“É um tema novo, atual, que começa a ser explorado no mundo e que a gente também precisa trabalhar. Com exploração sustentável e inclusiva aqui no Brasil”. Apesar disso, ele reconhece que o tema ainda é desconhecido da maior parte da população. “Apenas 1% da população já ouviu ou conhece o termo economia azul e o nosso objetivo é primeiro conscientizar”, completa.

Continua após o anúncio

O presidente da Comissão, deputado Jair Miotto (União), disse pretender “fazer todos os encaminhamentos e tomar as linhas de ação para que o nosso estado possa implementar todas essas atividades”. O parlamentar propôs parcerias com as secretarias de Pesca, e de Portos e Aeroportos. “Para construção de protocolos, para que o nosso estado tenha a vanguarda nessa questão de economia azul”.

Dia da Mulher na Ciência
Além da discussão em torno da economia azul, a Comissão aprovou o Projeto de Lei 517/2023, da deputada Luciane Carminatti (PT), que cria o dia Dia Estadual das Mulheres na Ciência, em 11 de fevereiro.

Com a colaboração de Cintia de Oliveira

Fonte: Agência ALESC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais