- PUBLICIDADE GOOGLE-

Biblioteca Machado de Assis recebe oficina gratuita Livro de Artista

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Nos dias 23 e 24 de março, a Biblioteca Municipal Machado de Assis recebe a Oficina Itinerante Livro de Artista. As inscrições são gratuitas, pelo formulário on-line https://forms.gle/3xTGvpK1dWotM6EY9.

Continua após o anúncio

Produzido em formato de livro, o livro de artista é uma obra de arte em si. Na oficina, a artista visual Roseli Sartori e o jornalista e curador Gleber Pieniz apresentam aos participantes as possibilidades do livro como instrumento de trabalho (diário, manual, caderno de notas ou esboços) e obra de arte (ou livro objeto, suporte da expressão artística).

Com teoria e prática, a oficina vai abordar os conceitos fundamentais do livro de artista e orientar os participantes a produzir modelos elementares a partir da dobradura, do recorte e da colagem com papel. O material necessário para a criação e produção dos modelos de livros será fornecido também gratuitamente. Sem exigir conhecimento prévio sobre o tema, a atividade atende especialmente aos interesses de artistas visuais, escritores, professores e estudantes de arte, literatura, fotografia, design e áreas afins.

Continua após o anuncio

A proposta da oficina foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023, executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Balneário Camboriú será a segunda cidade a receber a oficina itinerante, que começa por Florianópolis e passará também por Rio Negrinho, em abril, e Blumenau, em maio. Cada etapa da Oficina Itinerante Livro de Artista ocorre em um único fim de semana (manhãs e tardes de um sábado e domingo, com intervalo para almoço) e limita-se a 15 inscrições prévias. Concluída a itinerância, o projeto promoverá ainda uma oficina adicional como contrapartida para professores de arte do ensino fundamental e médio em Joinville, com conteúdo teórico e prático adaptado para a prática escolar com crianças e adolescentes.

Conheça quem vai ministrar a oficina

Continua após o anúncio

Gleber Pieniz (Cruz Alta/RS, 1973) é jornalista e mestre em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica. Trabalhou em jornais, em rádio e em assessoria de imprensa cobrindo as áreas da cultura (1996-2002). Atua desde 1998 como professor, crítico de arte, produtor cultural e, desde 2012, como curador de exposições. Coordena o programa Laboratório de Arte, onde presta assessoria e orientação para artistas visuais desde 2015. Foi representante da área de Comunicação no Conselho Municipal de Política Cultural de Joinville (2010-2014) e membro do Conselho Consultivo da Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew (2015-2019). Fez montagens de exposições de arte para a Fundação Cultural de Navegantes (2019-2021) e a avaliação de projetos culturais para os municípios de Itajaí (2017) e Blumenau (2021). Em 2021 e 2023, respectivamente, recebeu os prêmios das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo de Trajetória Cultural.

Roseli Sartori (Joinville, 1972) é artista visual graduada em Psicologia com estudos em fotografia, cerâmica e história da arte pela Casa da Cultura de Joinville. Sua pesquisa parte da fotografia e aprofunda-se na utilização de arquivos de imagens e na confecção de livros de artista. Presidente da Associação de Artistas Plásticos de Joinville, participa de exposições coletivas em Santa Catarina, no Rio de Janeiro, em Pernambuco e no Rio Grande do Sul desde 2019. Foi uma das oito artistas selecionadas pelo Salão de Artes Visuais de Vinhedo em 2021 e teve dois dos seus livros objeto adquiridos pelo concurso. Em 2022, formou duas turmas e organizou com elas a exposição do projeto Oficina Livro de Artista. Produziu três exposições em 2023: Linhas Tênues (no Museu de Arte de Blumenau), Interferências (coletiva em colaboração com seis artistas na Associação de Artistas Plásticos de Joinville) e Anatomia da Ausência (em Concórdia, Jaraguá do Sul, Indaial e Florianópolis).

AGENDE-SE

O QUE: Oficina Itinerante Livro de Artista, com Roseli Sartori e Gleber Pieniz
ONDE: Biblioteca Municipal Machado de Assis (Terceira Avenida, nº 1325, esquina com a Rua 2500, no Centro de Balneário Camboriú)
QUANDO: 23 e 24 de março (sábado e domingo), das 9h às 16h
INSCRIÇÕES GRATUITAS: formulário on-line https://forms.gle/3xTGvpK1dWotM6EY9CONTATOS: [email protected] (com Roseli Sartori) ou [email protected] (com Gleber Pieniz)

___________________

Fundação Cultural de Balneário Camboriú
(47) 3267-7011

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro, com informações do texto enviado pelo jornalista Gleber Pieniz
Foto: Divulgação
(47) 3267-7022

www.bc.sc.gov.br www.instagram.com/prefeituradebc

Fonte: Prefeitura de Balneário Camboriú

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais