- PUBLICIDADE GOOGLE-

Estudantes de Portugal participam de curso sediado em Parque Estadual administrado pelo IMA em Campos Novos

Fotos: Divulgação/IMA

O Parque Estadual Rio Canoas (PAERC) administrado pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), está sediando até o dia 14 de março, o Curso de Campo em Ecologia de Ecossistemas Tropicais no âmbito do Mestrado Internacional em Ecologia Aplicada, oferecido em conjunto pela Universidade de Coimbra (Portugal) e pelo Programa de Pós-graduação em Ecossistemas Agrícolas e Naturais (PPGEAN, UFSC) na disciplina de Tópicos Avançados.

Continua após o anúncio

Os estudantes internacionais Elisabeth Steiner (Áustria), Jakob Wilhelm Büssemaker, Lilli Karoline Kuhtz, Paula Feldmann, Thore Simon Schmiedin (Alemanha), Lauren Olivia Greene (Estados Unidos da América) e Pakhee Kulshrestha (Índia) se juntaram aos estudantes brasileiros Caroline Vaz e Enzo Luciano, onde se revezam nas aulas teóricas e práticas que estão sendo ministradas no Parque Estadual.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

As aulas estão sendo ministradas pelos professores da Universidade de Coimbra Luís Cunha e Luiza Fraga Dornelles e pelos professores da UFSC Júlia Carina Niemeyer, Alexandre Siminski, Nei Kavaguichi Leite e Alexandre Tavela.

Continua após o anuncio

As aulas teóricas e práticas abordam temas relacionados a macrofauna do solo, ecologia de ecossistemas aquáticos, análise dos parâmetros da qualidade da água, realização de inventário florístico florestal e chave dicotômica, busca por rastros e sinais de vertebrados, uso de armadilhas fotográficas, pesquisa de morcegos através da ecolocalização e estudo de aves por meio da rede de neblina.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

Os mestrandos ainda tiveram a oportunidade de conhecer o entorno do PAERC, realizando uma visita até a Usina Hidrelétrica Campos Novos – Enercan, responsável pela compensação ambiental que deu origem ao Parque e um passeio de barco pelo Rio Canoas para reconhecimento da área da Unidade de Conservação (UC).

Continua após o anúncio

A atividade contou com o apoio da Associação de Preservação Socioambiental Leão Baio Catarinense que organizou a logística, alimentação e apoio às atividades desenvolvidas durante os 10 dias de curso.

O principal objetivo da disciplina é além do intercâmbio entre as Universidades, os mestrandos terem contato e estudar a ecologia dos ecossistemas tropicais, nesta atividade em específico, a fitofisionomia da Floresta Ombrófila Mista ou Floresta de Araucárias a qual o Parque Estadual Rio Canoas protege.

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

“Para o Parque é uma honra estar sediando pelo segundo ano o curso em nossas dependências, pois além de tornar o Parque mais conhecido, houve uma grande troca de experiência entre os colaboradores, professores e estudantes. Foram realizados alguns levantamentos de dados que o Parque ainda não dispunha como levantamento de espécies de morcegos e análise de alguns parâmetros da qualidade da água de alguns corpos hídricos da Unidade de Conservação”, enfatizou a coordenadora do PAERC e servidora do IMA, Leila Alberti.

Saiba mais sobre o PAERC no site do IMA

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais