- PUBLICIDADE GOOGLE-

Curso da Epagri impulsiona turismo rural em SC

Turismo Rural vem crescendo em todas as regiões do Estado (Foto: Aires Mariga / Epagri)

A Gerência Regional da Epagri em São Joaquim abre na terça-feira, 12, a sexta turma do curso para empreendedores em turismo rural. As aulas dos primeiro módulo acontecem até 14 de março, no Centro de Treinamento da Epagri na cidade (Cetrejo) e as 28 vagas disponibilizadas já estão preenchidas com empreendedores de todo o Estado.

Continua após o anúncio

O curso começou em 2021 e capacitou 116 pessoas até o final do ano passado. Neste ano o curso acontece em três etapas: de 12 a 14 de março, de 23 a 24 de abril e nos dias 21 e 22 de maio. Serão realizadas aulas práticas e teóricas, além de visitas técnicas na região de São Joaquim.

A grade curricular é ampla. O curso inclui legislação, gastronomia, atendimento ao turista, práticas de gestão, linhas de crédito disponíveis para o setor, entre outros temas.

Continua após o anuncio

Demanda crescente

Aziz Abou Hatem, Coordenador Regional do Programa Gestão de Negócios e Mercado e Turismo Rural da Epagri, explica que o curso é um sucesso e atende à crescente demanda pelo setor no Estado. A grande procura pelas vagas é prova disso. Ele conta que anualmente as vagas abertas são preenchidas em no máximo três dias, por interessados de todas as regiões de Santa Catarina.

O curso é gratuito e a inscrição garante alimentação e hospedagem no Cetrejo. Podem se inscrever empreendedores de turismo rural de todo o Estado.

Continua após o anúncio

De acordo com Aziz, a intenção da Epagri é fazer do seu Centro de Treinamento em São Joaquim uma referência em turismo rural e educação ambiental. O curso é uma das metas primordiais do plano estratégico da Epagri de desenvolvimento do turismo rural na Serra Catarinense.

Epagri é referência

Aziz avalia que a EPAGRI vem se tornando referência também nesta atividade rural. Prova disso são os convites que os técnicos da Empresa recebem para proferir palestras, formar parcerias e compor entidades ligadas ao setor, a exemplo do Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra), ligado à Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures).

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News
Visitação à vinícola foi umas das atividades realizadas em turmas anteriores (foto: Divulgação Epagri)

A Epagri já planeja realizar no ano que vem cursos de aprofundamento em turismo rural para os egressos da capacitação geral oferecida desde 2021. A iniciativa atende demanda dos próprios alunos, que manifestaram interesse em saber mais sobre temas específicos, como gastronomia com produtos regionais e marketing digital.

Aziz explica que esses aprofundamentos devem ocorrer paralelamente à capacitação geral, que será mantida. Eles serão viabilizados mediante parcerias que já estão sendo articuladas com as instituições do Sistema S, associações de municípios, prefeituras e IFSC. Os aprofundamentos serão promovidos em curso de dois ou três dias.

Informações e entrevistas
Aziz Abou Hatem, Coordenador Regional do Programa Gestão de Negócios e Mercado e Turismo Rural da Epagri
(49) 32896404 / [email protected]

Informações para a imprensa
Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri
(48) 3665-5407/99167-3902

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais