- PUBLICIDADE GOOGLE-

Secretaria da Educação realiza ato de posse do Comitê Integra SC

Foto: Jota Monteiro / ASED

Os membros do Comitê Estratégico Integra SC foram empossados na tarde desta quinta-feira, 7, durante um ato online. A criação do comitê faz parte da adesão de Santa Catarina ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Desde 2023, o Estado trabalha na construção da Política de Alfabetização do Território Catarinense em parceria com a Undime e outras instituições.

Continua após o anúncio

A titular da Secretaria de Estado da Educação (SED) no comitê é a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders. Durante o ato, ela destacou a importância de trabalhar em regime de colaboração com os municípios: “É com muita alegria que nós instituímos o comitê, o que nos traz uma responsabilidade muito grande. Estamos fazendo história em Santa Catarina. E não abrimos mão da autonomia de cada município, a partir das suas realidades.”

O comitê é formado por outros 5 membros titulares e sete suplentes. Eles representam a SED, a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação de Santa Catarina (Undime/SC), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Santa Catarina (Uncme/SC), o Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e o Fórum Estadual de Educação (FEE/SC).

Continua após o anuncio

As atribuições do Integra SC são apreciar, deliberar e monitorar as ações relativas ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, analisar e aprovar políticas educacionais que visam fortalecer o programa em âmbito estadual, além de apreciar e aprovar relatórios relativos aos projetos e ações integradas entre Estado e Municípios de Santa Catarina, para subsidiar as tomadas de decisões do Ministério da Educação.

Além dos integrantes do comitê, o evento contou com a participação de Mônica Silva, representante da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), a quem cabe a coordenação nacional de gestão da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa),e outros convidados.

Continua após o anúncio

Santa Catarina aderiu ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada em 2023. O foco do programa nacional é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do Ensino Fundamental. Um dos eixos do Compromisso é o da Infraestrutura, que prevê assistência técnica e financeira do Ministério da Educação para que as redes possam dispor de materiais e instalar espaços de incentivo a práticas de leitura.

Mais informações
Marina Simões
Assessoria de Comunicação da Secretaria da Educação
(48) 3664-0454

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais