- PUBLICIDADE GOOGLE-

Udesc Oeste realiza aula inaugural da primeira turma de doutorado em Zootecnia

Aula foi ministrada pelo zootecnista Rafael Mezzomo, formado pela Udesc Oeste. Foto: Laís Moser/Secom Udesc

Na noite desta última segunda-feira, 4, ocorreu em Chapecó – no Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) da Universidade do Estado de Santa Catarina – a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZOO). O programa iniciou com o curso de mestrado acadêmico em 2015 e, agora, inicia a primeira turma do curso de doutorado, pioneira em Santa Catarina.

Continua após o anúncio

A aula foi ministrada pelo zootecnista Rafael Mezzomo e contou com a presença do reitor, Dilmar Baretta; do reitor eleito para a Gestão 2024-2028, José Fernando Fragalli; do próximo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Sérgio Henrique Pezzin; do diretor-geral da Udesc Oeste, Cleuzir da Luz; da diretora de Pesquisa e Pós-graduação da Udesc Oeste, Maria Luisa Appendino Nunes Zotti; da coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZOO), Ana Luiza Bachmann Schogor; além de demais professores, pesquisadores e estudantes.

O reitor, que também é docente do PPGZOO, deu as boas-vindas e parabenizou aos acadêmicos por estarem na Udesc, “uma universidade que vem se destacando ao longo do tempo como uma das melhores universidades da américa latina”, comentou. “Neste curso com certeza vocês serão as nossas referências, numa primeira turma de doutorado”, complementou.

Continua após o anuncio

A coordenadora do programa, Ana Luiza Bachmann Schogor, destacou: “É uma noite emblemática, temos hoje aqui o Rafael Mezzomo, zootecnista da nossa primeira turma. Há 20 anos estava sentado ali numa sala como calouro do curso de Zootecnia, então é uma grande honra tê-lo aqui hoje conosco”.

Na aula inaugural, Rafael contou sua trajetória profissional – desde o começo no curso de Zootecnia da Udesc Oeste, passando pelo mestrado, doutorado, sua experiência internacional nos Estados Unidos (EUA) e como trabalhador da iniciativa privada e de universidades públicas.

Continua após o anúncio

Ele falou também aos novos pesquisadores de mestrado e doutorado sobre desafios da jornada acadêmica, sobre a importância da organização e do planejamento, sobre resiliência, relacionamento interpessoal e outras questões que considera importante para o bom andamento da carreira acadêmica e profissional.

PPGZOO conta com nova sala tecnológica

Para dar suporte às aulas e defesas de mestrado e doutorado do PPGZOO, foi inaugurada também nesta segunda-feira, 4, a sala tecnológica do programa.

Com investimento de cerca de R$ 33 mil em mobiliário e R$ 20 mil em novas cadeiras, a sala conta com recursos do Programa Qualifica Udesc – que descentraliza recursos para demandas de ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativa, conforme as prioridades de cada centro.

A coordenadora do programa, Ana Luiza Schogor, comenta que o objetivo do local é “aprimorar o espaço de ensino, torná-lo mais confortável, ergonômico, funcional e tecnológico. Além disso, trazer identidade ao PPGZOO”.

A sala comporta 30 pessoas sentadas, com local destinado a cadeirantes, e teve o mobiliário sob medida planejado por uma designer especialista em projetos didáticos. Foram adquiridas cadeiras ergonômicas novas, bancadas que possibilitam o uso de notebook durante as atividades, lousas convencionais e duas televisões de 75 polegadas.

A professora Ana Luiza conta que o programa pretende pleitear futuramente a compra de equipamentos de alta tecnologia para finalizar o projeto (microfones de captação na sala e câmeras que acompanham o movimento de palestrantes, controlados por um dispositivo tablet).

A coordenadora também comenta que a prioridade de uso será para aulas e, principalmente, defesas do PPGZOO. Porém, mediante solicitação, a sala poderá ser utilizada por toda a comunidade acadêmica. “Professores, alunos e técnicos que já viram o espaço se mostraram muito animados com a possibilidade de uso do novo espaço. O projeto está sendo super bem recebido por toda a comunidade acadêmica”, complementa.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: [email protected]
Telefones: (48) 3664-7935/8009

Fonte: Governo SC

Continua depois do anúncio: FP

- CONTEÚDO PROMOVIDO -

Veja Mais